TUDO O QUE É BOM COMEÇA PELO RESPEITO! - Psicomotricidade e Respeito ao Tempo de Aprendizagem das Crianças
Pergunta Exploratória
É possível aprender e superar dificuldades de aprendizagem através de jogos e brincadeiras?
Expedição Investigativa
No pátio da escola, apresentar jogos com corda, bola e outros materiais, para observar a coordenação motora fina e ampla dos alunos.
Objetivos
• Através da brincadeira, tornar a aprendizagem mais leve e prazerosa;
• Explorar o que a criança gosta de brincar;
• Trabalhar a cooperação e a competição, o respeito, as regras;
• Estimular a coordenação motora fina e ampla, sabendo a área que se quer estimular;
• Saber ganhar e perder.
Comunidade de Aprendizagem
Educadora, crianças, família.
Articulação com o currículo
• Situações do cotidiano;
• Situações de aprendizagem através dos jogos;
• Estímulo do poder da imaginação, da fantasia e da brincadeira;
• Desenvolvimento do raciocínio lógico;
• Trabalhos envolvendo a Língua Portuguesa, a Matemática e as demais áreas do conhecimento;
• Jogos e brincadeiras diversos, tais como: jogo da Tria - Confeccionar o jogo com recortes e colagens; Montar o jogo e usar tampas coloridas de refrigerante. Brincadeira com Bolas, Construir o jogo em uma caixa retangular, constituindo um espaço parecido com um campo de futebol; Auxiliar os alunos na criação das regras e incentivar a brincadeira em duplas.