Classificação: Alimentação Saudável
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
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Projeto

TUDO O QUE É BOM COMEÇA PELO RESPEITO! - Alimentos saudáveis: uma escolha inteligente.
Pergunta Exploratória

Como estamos nos alimentando?

Expedição Investigativa

Roda de conversa e atividade envolvendo recorte e colagem, com a nutricionista Ruth S. Bettoni, reforçando a importância de uma alimentação saudável.
Destaca-se:A escola é um espaço próspero para viabilizar questões relacionadas à saúde, à formação de valores e aos hábitos saudáveis. Este projeto destacará o eixo alimentação e surge como um mecanismo para contribuir com a conscientização de nossas crianças em suas escolhas alimentares, estimulando a criação de bons hábitos de alimentação. Nesse sentido, as atividades efetivadas no contexto da sala de aula serão voltadas à temática da Alimentação Saudável, pensando amplamente na questão: O que estamos ingerindo? Além disso, serão propiciadas reflexões sobre o consumo de alimentos convencionais e orgânicos, bem como seu impacto na nossa alimentação, estabelecendo comparações entre ambos.

Objetivos

Abordar e discutir assuntos relacionados à alimentação saudável, ampliando os conhecimentos dos educandos sobre o tema e promovendo atividades que valorizem e aproximem as crianças dos alimentos com menor aceitação.

Comunidade de Aprendizagem

O projeto envolveu os alunos, professores, famílias e palestrantes.

Articulação com o currículo

Piquenique saudável, com a presença das mães das crianças;
Conversa com os alunos, com questionamentos acerca de sua alimentação no período do café da manhã e almoço;
A partir da literatura infantil, mostrar para os alunos a importância de se alimentar com produtos naturais (frutas, legumes e sucos);
Construção de cartaz coletivo: alimentos saudáveis e não saudáveis, mostrando que alguns alimentos devem ser consumidos com moderação (pirulito, chiclete, balas, doces, refrigerantes e outros). Para esta atividade, serão utilizados rótulos de embalagens alimentícias;
Elaboração de um jogo da memória com desenhos de frutas, trabalhando, em seguida, a formas, cores, tamanhos e nomes;
Identificação e associação da primeira letra do nome das crianças com as respectivas frutas. Registro;
Transcrição de receitas pelas mães. Ilustração pelas crianças;
Construção da Casa de Doces, da história João e Maria, identificando a alimentação não saudável.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOÃO XXIII

Diretor
VALERIA BEZUTTI

Turma
EDUCAÇÃO INFANTIL I e EDUCAÇÃO INFANTIL II

Número de alunos
25

Educadores
KETLEEN CARRA e MARINES PIAZZA TONDELLO

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Antônio Prado

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ANTONIO PRADO

Apoiadores
EMPRESAS, VOLUNTÁRIOS, ENTIDADES LOCAIS e PAIS.

Assessoria Pedagógica
DIANE SILVA ZARDO
O tema Alimentação é motivo de preocupação de pais e educadores, visto que o mercado oferece uma enorme quantidade de produtos alimentícios que, através da propagação da mídia, tornam os hábitos alimentares bastante inadequados.\nAo observar a alimentação das crianças da Educação Infantil (pré-escola), durante o recreio, verificamos o excessivo consumo de comida industrializada, tais como: salgadinhos, bolachas recheadas e wafers. Percebemos também a ausência de frutas em suas lancheiras. Por isso, através do projeto, buscamos despertar o gosto das crianças por novas e benéficas variedades alimentares, incentivando o consumo de alimentos saudáveis, tão essenciais à saúde humana.
Ketleen Carra | Professor(a)