TUDO O QUE É BOM COMEÇA PELO RESPEITO! - Alimentos saudáveis: uma escolha inteligente.
Pergunta Exploratória
Como estamos nos alimentando?
Expedição Investigativa
Roda de conversa e atividade envolvendo recorte e colagem, com a nutricionista Ruth S. Bettoni, reforçando a importância de uma alimentação saudável.
Destaca-se:A escola é um espaço próspero para viabilizar questões relacionadas à saúde, à formação de valores e aos hábitos saudáveis. Este projeto destacará o eixo alimentação e surge como um mecanismo para contribuir com a conscientização de nossas crianças em suas escolhas alimentares, estimulando a criação de bons hábitos de alimentação. Nesse sentido, as atividades efetivadas no contexto da sala de aula serão voltadas à temática da Alimentação Saudável, pensando amplamente na questão: O que estamos ingerindo? Além disso, serão propiciadas reflexões sobre o consumo de alimentos convencionais e orgânicos, bem como seu impacto na nossa alimentação, estabelecendo comparações entre ambos.
Objetivos
Abordar e discutir assuntos relacionados à alimentação saudável, ampliando os conhecimentos dos educandos sobre o tema e promovendo atividades que valorizem e aproximem as crianças dos alimentos com menor aceitação.
Comunidade de Aprendizagem
O projeto envolveu os alunos, professores, famílias e palestrantes.
Articulação com o currículo
Piquenique saudável, com a presença das mães das crianças;
Conversa com os alunos, com questionamentos acerca de sua alimentação no período do café da manhã e almoço;
A partir da literatura infantil, mostrar para os alunos a importância de se alimentar com produtos naturais (frutas, legumes e sucos);
Construção de cartaz coletivo: alimentos saudáveis e não saudáveis, mostrando que alguns alimentos devem ser consumidos com moderação (pirulito, chiclete, balas, doces, refrigerantes e outros). Para esta atividade, serão utilizados rótulos de embalagens alimentícias;
Elaboração de um jogo da memória com desenhos de frutas, trabalhando, em seguida, a formas, cores, tamanhos e nomes;
Identificação e associação da primeira letra do nome das crianças com as respectivas frutas. Registro;
Transcrição de receitas pelas mães. Ilustração pelas crianças;
Construção da Casa de Doces, da história João e Maria, identificando a alimentação não saudável.