Nós em um mundo colorido
“ “Eu gosto do projeto porque aprendi coisas novas como o que as cores fazem na nossa vida e que a gente sente nossos sentimentos como se fosse uma cor. A gente tem um arco íris dentro de nós!. Eu gosto do projeto porque a gente usa muita tinta, lápis de cor, faz cada coisa maluca como pintar sem usar as mãos”.
Adriel e Raísa | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Qual a influência das cores na sua vida?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa aconteceu na tarde do dia 09/04/2018, numa segunda-feira ensolarada, nas imediações da escola e foi norteada pela seguinte pergunta exploratória: “Qual a influência das cores na sua vida?”. A partir daí, as crianças exploraram a sala de Arte da escola, analisando o mundo colorido que há neste ambiente, após saímos para o pátio e arredores da escola, analisando todas as cores possíveis e visíveis.
Os alunos puderam perceber tonalidades, sensações, intensidades de cores que antes não haviam percebido. No final de nossa expedição, chegamos ao cemitério da localidade. Lá, eles puderam perceber a diferença entre a paisagem natural e esta “construída” pelos homens.
Objetivos
Compreender a influência das cores em nossa vida, a partir da alimentação, relacionamentos e aprendizagens, estimulando o contato e produção de atividades que privilegiam diferentes linguagens expressivas.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, alunos, professores
Articulação com o currículo
-Música: “Arco-íris”. Análise da letra e estrutura da música/poema. Construção de arco-iris.
-Explorar o Vídeo: As cores dos alimentos.
-Pesquisar as Cores em inglês.
-Confecção de jogo da memória com as cores em inglês/português, pintura e experimentação das cores e suas misturas.
-Construção de painel da porta: “Nós em um mundo colorido”.
-Preparo de receita de gelatinas coloridas com frutas.
-Explorar a história: Ruth Rocha: Bom dia! Todas as cores”.
-Conversação e exploração de diversas músicas e histórias sobre o tema.
-Releituras de obras de artes.
-Customização de camisetas.
-Criação de mandalas coloridas.
-Estudo sobre a influência das cores nos nossos sentimentos e o que cada cor representa.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Depois de muitos registros, análises, voltamos para a escola e socializamos as dúvidas, os conhecimentos e construímos o cartaz “O que sabemos e o que queremos saber”. Também escolhemos o nome do projeto, a partir das ideias dos alunos. Eles deram várias sugestões de nomes e após, foi realizada uma votação, sendo escolhido: “Nós em um mundo colorido”.