Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Nós em um mundo colorido “Eu gosto do projeto porque aprendi coisas novas como o que as cores fazem na nossa vida e que a gente sente nossos sentimentos como se fosse uma cor. A gente tem um arco íris dentro de nós!. Eu gosto do projeto porque a gente usa muita tinta, lápis de cor, faz cada coisa maluca como pintar sem usar as mãos”.
Adriel e Raísa | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Qual a influência das cores na sua vida?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa aconteceu na tarde do dia 09/04/2018, numa segunda-feira ensolarada, nas imediações da escola e foi norteada pela seguinte pergunta exploratória: “Qual a influência das cores na sua vida?”. A partir daí, as crianças exploraram a sala de Arte da escola, analisando o mundo colorido que há neste ambiente, após saímos para o pátio e arredores da escola, analisando todas as cores possíveis e visíveis.
Os alunos puderam perceber tonalidades, sensações, intensidades de cores que antes não haviam percebido. No final de nossa expedição, chegamos ao cemitério da localidade. Lá, eles puderam perceber a diferença entre a paisagem natural e esta “construída” pelos homens.



Objetivos

Compreender a influência das cores em nossa vida, a partir da alimentação, relacionamentos e aprendizagens, estimulando o contato e produção de atividades que privilegiam diferentes linguagens expressivas.

Comunidade de Aprendizagem

Pais, alunos, professores

Articulação com o currículo

-Música: “Arco-íris”. Análise da letra e estrutura da música/poema. Construção de arco-iris.
-Explorar o Vídeo: As cores dos alimentos.
-Pesquisar as Cores em inglês.
-Confecção de jogo da memória com as cores em inglês/português, pintura e experimentação das cores e suas misturas.
-Construção de painel da porta: “Nós em um mundo colorido”.
-Preparo de receita de gelatinas coloridas com frutas.
-Explorar a história: Ruth Rocha: Bom dia! Todas as cores”.
-Conversação e exploração de diversas músicas e histórias sobre o tema.
-Releituras de obras de artes.
-Customização de camisetas.
-Criação de mandalas coloridas.
-Estudo sobre a influência das cores nos nossos sentimentos e o que cada cor representa.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Depois de muitos registros, análises, voltamos para a escola e socializamos as dúvidas, os conhecimentos e construímos o cartaz “O que sabemos e o que queremos saber”. Também escolhemos o nome do projeto, a partir das ideias dos alunos. Eles deram várias sugestões de nomes e após, foi realizada uma votação, sendo escolhido: “Nós em um mundo colorido”.



Ficha Técnica
Escola
EMEF. José Rech

Diretor
Cleonice Klotz

Turma
4º ano

Número de alunos
14

Educadores
Sanábria Pereira e Daniel Redin

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Passa Sete

Cooperativa
SICREDI CENTRO SERRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATEDIMENTO DE PASSA SETE

Apoiadores
SMECTDL e SICREDI

Assessoria Pedagógica
Micheli Cazarolli
O projeto me faz abrir a cabeça para novas ideias, invento e me reinvento a cada dia . Aprendo com as crianças e aprendo com os tema” CORES”. É sentimento, é emoção é vida e energia, e isso eles tem de sobra.
Sanábria Pereira | Professor(a)