Por uma vida sem agrotóxicos
“ Nossa visita na COTRIEL foi muito legal e também aprendemos muito. Durante a visita fizemos algumas perguntas , tiramos algumas fotos e fiemos desenhos. Bom depois da visita ficamos com algumas duvidas, mas tudo bem resolvemos durante o projeto.
Ana Luísa | aluno(a)
“ Os alunos ficaram sabendo como funciona uma cooperativa, como se usa agrotóxico e agricultura familiar.
Pais da Aluna Ana Luísa | responsável
Pergunta Exploratória
Como funciona uma cooperativa?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa da turma do 5º ano foi realizada na manhã do dia 17 de maio à Cotriel (Cooperativa Tritícola de Espumoso Ltda), filial de Sobradinho. Os alunos foram acompanhados da professora Geila e da Supervisora Vicentina Ferreira. Apenas um aluno da turma não acompanhou a expedição, pois estava na Apae.
Fomos recebidos pelo gerente Leandro Fernandes que mostrou todos os processos de funcionamento da Coopertiva. Os alunos registraram tudo através de entrevista, registros escritos, desenhos e fotos. Ao final da visita foi entregue ao gerente uma cesta de produtos coloniais que cada aluno doou, em agradecimento pela recepção. Os alunos tinham como pergunta exploratória: Como funciona uma cooperativa?
Objetivos
Conhecer aspectos da agricultura familiar atual, observando as mudanças que vem acontecendo ao longo do tempo e como estas mudanças interferem na produção dos alimentos e com isso em nossa saúde para que possamos adotar práticas livres de uso de agrotóxicos.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, comunidade escolar e palestrante
Articulação com o currículo
-Pesquisas e relatório sobre curiosidades (interesses) de alunos a serem desenvolvidas durante o ano letivo.
-Pesquisas na internet e entrevistas com os familiares sobre a Agricultura Familiar.
-Listagem e construção de gráficos sobre as culturas produzidas por cada família dos alunos da turma.
-História da agricultura: Apontamento sobre mudanças ocorridas na agricultura familiar com o passar dos anos.
-Observação da germinação de diferentes sementes.
-Pesquisa sobre o uso dos Agrotóxicos na agricultura.
-Pesquisar sobre os componentes químicos existentes nos agrotóxicos mais utilizados pelas famílias.
-Palestra com técnico agrônomo da EMATER.
-Socialização dos resultados na Mostra pedagógica.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ao retornar da expedição investigativa a professora solicitou que cada aluno sistematizasse as anotações e entregasse à ela. Também foi realizada uma roda de conversa para que cada um pudesse contar sobre o que mais chamou a atenção e as curiosidades que surgiram. Os alunos mencionaram que gostaram muito da expedição e que conseguiram obter respostas para as suas dúvidas. No entanto alguns questionamentos quanto ao uso de produtos químicos no cultivo dos produtos como soja, tabaco, milho, feijão são curiosidades dos alunos e será dada continuidade ao trabalho, focando nestas questões.
Também foi escolhido o nome do projeto, que ficou decidido que será POR UMA VIDA SEM AGROTÓXICOS!