Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Viajando na leitura e aterrizando na produção Eu e minha família gostamos muito do projeto que faz com que muitas crianças e jovens viajem na leitura, pois ler é vida e escrever se torna uma consequência da leitura. Temos certeza que o projeto têm contribuído e muito para a formação de leitores e escritores.
Rauani Elisa Galvão Busatto | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Qual a importância da leitura na produção de texto?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa aconteceu na tarde do dia 15/05/2018, numa terça-feira, na sala de leitura da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Rech norteada pela seguinte pergunta exploratória: “Qual a importância da leitura na produção de texto?”
Na oportunidade os alunos tiveram contato com diversos portadores textuais, como livros, revistas e jornais e realizaram diversas leituras a partir dos textos de sua preferência.
Foi importante este momento, pois os alunos descobriram que na Biblioteca existem outros textos que não apenas os livros que eles conheciam.


Objetivos

Incentivar e estimular o prazer e interesse no mundo da leitura e escrita, levando-os a perceber as imensas possibilidades das palavras e tudo o que nelas estão contidas, como o conhecimento, sabedoria e informação.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, famílias, comunidade escolar.

Articulação com o currículo

-Explorar diversas histórias infantis.
-Momento e leituras com Histórias em quadrinhos.
-Visita na Biblioteca Municipal de Passa Sete e de Sobradinho
-Dramatizar histórias
-Revitalizar o Cantinho da Leitura
-Escolha do Mascote do projeto e explorar o Mascote junto com a família
-Explorar os diversos portadores textuais que existem na escola através de observações orientadas.
-Confecção e exploração de jogos de alfabetização.
-Momentos de fantasia: Criar histórias a partir de fantasias e objetos e registrar com ilustrações.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A partir deste momento, as crianças questionaram a professora sobre leitura e escrita, o que queriam saber sobre o tema em questão. Depois de muitos questionamento, socializamos as dúvidas, os conhecimentos e construímos o cartaz “O que sabemos e o que queremos saber” para dar início ao projeto.

Ficha Técnica
Escola
EMEF. José Rech

Diretor
Cleonice Klotz

Turma
2º ano

Número de alunos
18

Educadores
Débora Cristina Wappler Raminelli

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Passa Sete

Cooperativa
SICREDI CENTRO SERRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATEDIMENTO DE PASSA SETE

Apoiadores
SMECTDL e SICREDI

Assessoria Pedagógica
Micheli Cazarolli
Foi prazeroso desenvolver este projeto.
Débora Cristina Wappler Raminelli | Professor(a)