Viajando na leitura e aterrizando na produção
“ Eu e minha família gostamos muito do projeto que faz com que muitas crianças e jovens viajem na leitura, pois ler é vida e escrever se torna uma consequência da leitura. Temos certeza que o projeto têm contribuído e muito para a formação de leitores e escritores.
Rauani Elisa Galvão Busatto | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Qual a importância da leitura na produção de texto?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa aconteceu na tarde do dia 15/05/2018, numa terça-feira, na sala de leitura da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Rech norteada pela seguinte pergunta exploratória: “Qual a importância da leitura na produção de texto?”
Na oportunidade os alunos tiveram contato com diversos portadores textuais, como livros, revistas e jornais e realizaram diversas leituras a partir dos textos de sua preferência.
Foi importante este momento, pois os alunos descobriram que na Biblioteca existem outros textos que não apenas os livros que eles conheciam.
Objetivos
Incentivar e estimular o prazer e interesse no mundo da leitura e escrita, levando-os a perceber as imensas possibilidades das palavras e tudo o que nelas estão contidas, como o conhecimento, sabedoria e informação.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, famílias, comunidade escolar.
Articulação com o currículo
-Explorar diversas histórias infantis.
-Momento e leituras com Histórias em quadrinhos.
-Visita na Biblioteca Municipal de Passa Sete e de Sobradinho
-Dramatizar histórias
-Revitalizar o Cantinho da Leitura
-Escolha do Mascote do projeto e explorar o Mascote junto com a família
-Explorar os diversos portadores textuais que existem na escola através de observações orientadas.
-Confecção e exploração de jogos de alfabetização.
-Momentos de fantasia: Criar histórias a partir de fantasias e objetos e registrar com ilustrações.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A partir deste momento, as crianças questionaram a professora sobre leitura e escrita, o que queriam saber sobre o tema em questão. Depois de muitos questionamento, socializamos as dúvidas, os conhecimentos e construímos o cartaz “O que sabemos e o que queremos saber” para dar início ao projeto.