Viajando na leitura e aterrizando na produção
                                                                	“ Eu e minha família gostamos muito do projeto que faz com que muitas crianças e jovens viajem na leitura, pois ler é vida e escrever se torna uma consequência da leitura. Temos certeza que o projeto têm contribuído e muito para a formação de leitores e escritores.                                    
                                     Rauani Elisa Galvão Busatto | aluno(a) 
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
Qual a importância da leitura na produção de texto?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 A expedição investigativa aconteceu na tarde do dia 15/05/2018, numa terça-feira, na sala de leitura da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Rech norteada pela seguinte pergunta exploratória: “Qual a importância da leitura na produção de texto?” 
Na oportunidade os alunos tiveram contato com diversos portadores textuais, como livros, revistas e jornais e realizaram diversas leituras a partir dos textos de sua preferência.
Foi importante este momento, pois os alunos descobriram que na Biblioteca existem outros textos que não apenas os livros que eles conheciam.
 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 Incentivar e estimular o prazer e interesse no mundo da leitura e escrita, levando-os a perceber as imensas possibilidades das palavras e tudo o que nelas estão contidas, como o conhecimento, sabedoria e informação. 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 Alunos, professores, famílias, comunidade escolar. 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 -Explorar diversas histórias infantis.
-Momento e leituras com Histórias em quadrinhos.
-Visita na Biblioteca Municipal de Passa Sete e de Sobradinho	
-Dramatizar histórias
-Revitalizar o Cantinho da Leitura
-Escolha do Mascote do projeto e explorar o Mascote junto com a família	
-Explorar os diversos portadores textuais que existem na escola através de observações orientadas.
-Confecção e exploração de jogos de alfabetização.
-Momentos de fantasia: Criar histórias a partir de fantasias e objetos e registrar com ilustrações. 
                                    
                                                                        Processo Assemblear / Conselho de Grupo
                                    
 A partir deste momento, as crianças questionaram a professora sobre leitura e escrita, o que queriam saber sobre o tema em questão. Depois de muitos questionamento, socializamos as dúvidas, os conhecimentos e construímos o cartaz “O que sabemos e o que queremos saber” para dar início ao projeto.