Classificação: Esporte
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Espaços Lúdicos na Escola
Pergunta Exploratória

Onde podemos brincar aqui na Escola?

Expedição Investigativa

Nossa expedição investigativa foi na sala de brinquedos, no pátio, na pracinha, no ginásio, no campo da comunidade São Miguel e também realizamos brincadeiras na sala de aula para que os alunos percebessem a sala de aula também como um espaço de “faz de conta”, de brincadeiras e de atividades lúdicas.
Os alunos gostaram bastante, alguns preferiram um determinado espaço, outros gostaram de todos, cada um teve uma percepção diferente da expedição, mas todos gostaram.
Durante essa expedição também realizamos um circuito de atividades em parceria com a professora Sanábria e a turma do 4º ano para integrar as duas turmas e realizar as atividades de forma conjunta, esta também foi uma atividade que os alunos gostaram bastante, ter o auxílio de um colega maior, os deixou curiosos e também mais seguros para realizarem as atividades.


Objetivos

Conhecer e explorar os espaços lúdicos e recreativos da escola, utilizando os mesmos para uma melhor adaptação das crianças e para auxiliá-las nas no seu desenvolvimento cognitivo e psicomotor.

Comunidade de Aprendizagem

Professoras, alunos e famílias.

Articulação com o currículo

-Produção de desenho do espaço lúdico que mais gosta e socialização com os colegas.
-Construção de gráfico, demostrando os espaços lúdicos que as crianças mais gostam.
-Pesquisa com os pais e filhos sobre as brincadeiras mais utilizadas pela criança no âmbito familiar.
-Organização de uma lista de desejos e preferências da criança em relação às brincadeiras e aos espaços visitados.
-Organização do tempo destinado ao aproveitamento dos espaços lúdicos da escola, dentro da rotina escolar.
-Brincadeiras livres ou dirigidas, sugeridas pelos alunos e professora, nos diversos espaços da escola.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Ao retornar para a sala de aula foi realizada uma rodinha de conversa para que todos pudessem socializar sobre o que mais gostaram durante o momento investigativo.

Ficha Técnica
Escola
EMEF. José Rech

Diretor
Cleonice Klotz

Turma
Pré-escola 01

Número de alunos
18

Educadores
Daiane Karsten

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Passa Sete

Cooperativa
SICREDI CENTRO SERRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATEDIMENTO DE PASSA SETE

Apoiadores
PUFV e SMECTDL

Percebo que o desenvolvimento do projeto tem auxiliado muito, para que os alunos reconheçam a escola como um espaço lúdico e prazeroso de aprendizagem. As atividades realizadas nesses espaços auxiliaram primeiramente para uma melhor e mais tranquila adaptação das crianças na escola, considerando que a maioria dos nossos alunos são oriundos do meio rural e a pré-escola é o primeiro contato das crianças com a escola. Além disso, com base no projeto, desenvolvemos atividades de pesquisa que envolveram a família, construímos gráficos, desenhos e realizamos brincadeiras diversas que ampliaram as habilidades físicas e psicomotoras e auxiliam em muito no desenvolvimento da autonomia dos alunos. O projeto nasceu de uma curiosidade e uma necessidade intrínseca dos alunos, o brincar, e vem se tornando algo de relevância no cotidiano de nossa turma.
Daiane Karsten | Professor(a)