Espaços Lúdicos na Escola
Pergunta Exploratória
Onde podemos brincar aqui na Escola?
Expedição Investigativa
Nossa expedição investigativa foi na sala de brinquedos, no pátio, na pracinha, no ginásio, no campo da comunidade São Miguel e também realizamos brincadeiras na sala de aula para que os alunos percebessem a sala de aula também como um espaço de “faz de conta”, de brincadeiras e de atividades lúdicas.
Os alunos gostaram bastante, alguns preferiram um determinado espaço, outros gostaram de todos, cada um teve uma percepção diferente da expedição, mas todos gostaram.
Durante essa expedição também realizamos um circuito de atividades em parceria com a professora Sanábria e a turma do 4º ano para integrar as duas turmas e realizar as atividades de forma conjunta, esta também foi uma atividade que os alunos gostaram bastante, ter o auxílio de um colega maior, os deixou curiosos e também mais seguros para realizarem as atividades.
Objetivos
Conhecer e explorar os espaços lúdicos e recreativos da escola, utilizando os mesmos para uma melhor adaptação das crianças e para auxiliá-las nas no seu desenvolvimento cognitivo e psicomotor.
Comunidade de Aprendizagem
Professoras, alunos e famílias.
Articulação com o currículo
-Produção de desenho do espaço lúdico que mais gosta e socialização com os colegas.
-Construção de gráfico, demostrando os espaços lúdicos que as crianças mais gostam.
-Pesquisa com os pais e filhos sobre as brincadeiras mais utilizadas pela criança no âmbito familiar.
-Organização de uma lista de desejos e preferências da criança em relação às brincadeiras e aos espaços visitados.
-Organização do tempo destinado ao aproveitamento dos espaços lúdicos da escola, dentro da rotina escolar.
-Brincadeiras livres ou dirigidas, sugeridas pelos alunos e professora, nos diversos espaços da escola.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ao retornar para a sala de aula foi realizada uma rodinha de conversa para que todos pudessem socializar sobre o que mais gostaram durante o momento investigativo.