Classificação: Lúdico
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

JOGOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO Gosto muito dos jogos que a prof faz com nossa turma. As vezes eu ganho, as vezes eu perco... mas é bem legal! Eu aprendo brincando!
THUANY RODRIGUES DO COUTO | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Como tornar nossas aulas mais divertidas?

Expedição Investigativa

A Expedição investigativa foi realizada na Sala de Jogos da EMEF José Rech, tendo como Pergunta exploratória: Como tornar nossas aulas mais divertidas?
Os alunos durante a expedição exploraram diversos jogos, brincaram na cama elástica e na piscina de bolinhas.
O que mais chamou a atenção dos alunos foi a piscina de bolinhas e a cama elástica, já para professora chamou a atenção que os alunos deconhecem jogos muito comuns para outras crianças, como varetas, dominó, etc.


Objetivos

Realizar atividades de alfabetização através de jogos pedagógicos, promovendo integração, criatividade e o desenvolvimento de habilidade para buscar e realizar novas descobertas, tornando o processo de alfabetização prazeroso e divertido.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professora e família, Comunidade escolar EMEF José Rech

Articulação com o currículo

-Realizar diferentes jogos que envolvam alfabeto, sílabas, palavras e frases.
-Diferenciar letras de números e símbolos.
-Reconhecer as letras do alfabeto associado ao som.
-Diferenciar vogais e consoantes.
-Reconhecer a escrita do nome e de seus colegas.
-Agrupar letras formando sílabas, palavras e frases.
-Realizar leitura de sílabas, palavras e frases.
-Confeccionar jogos.
-Manusear diferentes jogos.
-Pintar jogos de amarelinhas no pátio da escola.
-Explorar Jogos Cooperativos.
-A partir das contações de histórias criar jogos com os personagens.
-Dia de jogos com a família na escola.
-Exposição dos jogos.


Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Na volta à sala de aula os alunos e a professora conversaram sobre os jogos que foram explorados, na importância que podem ter durante nossas aulas e nos jogos preferidos de cada um.
Em um segundo momento, foi escolhido o nome “Brincar, jogar e aprender” em um roda de conversas onde várias sugestões foram expostas pelos alunos. Esse nome foi uma junção das sugestões feitas pelos alunos.


Ficha Técnica
Escola
EMEF. José Rech

Turma
1º ano

Número de alunos
16

Educadores
Ana Paula Rodrigues

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Passa Sete

Cooperativa
SICREDI CENTRO SERRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATEDIMENTO DE PASSA SETE

Apoiadores
SMECTDL e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Micheli Cazarolli
Os jogos proporcionam aos alunos interação e aprendizagem, permitindo a construção de conceitos, desenvolvendo habilidades e estabelecendo relações lógicas. Com eles minhas aulas ficam mais atrativas e divertidas, pois consigo desenvolver muitas atividades brincando. Eles adoram!
Ana Paula Rodrigues | Professor(a)