JOGOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
“ Gosto muito dos jogos que a prof faz com nossa turma. As vezes eu ganho, as vezes eu perco... mas é bem legal! Eu aprendo brincando!
THUANY RODRIGUES DO COUTO | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Como tornar nossas aulas mais divertidas?
Expedição Investigativa
A Expedição investigativa foi realizada na Sala de Jogos da EMEF José Rech, tendo como Pergunta exploratória: Como tornar nossas aulas mais divertidas?
Os alunos durante a expedição exploraram diversos jogos, brincaram na cama elástica e na piscina de bolinhas.
O que mais chamou a atenção dos alunos foi a piscina de bolinhas e a cama elástica, já para professora chamou a atenção que os alunos deconhecem jogos muito comuns para outras crianças, como varetas, dominó, etc.
Objetivos
Realizar atividades de alfabetização através de jogos pedagógicos, promovendo integração, criatividade e o desenvolvimento de habilidade para buscar e realizar novas descobertas, tornando o processo de alfabetização prazeroso e divertido.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professora e família, Comunidade escolar EMEF José Rech
Articulação com o currículo
-Realizar diferentes jogos que envolvam alfabeto, sílabas, palavras e frases.
-Diferenciar letras de números e símbolos.
-Reconhecer as letras do alfabeto associado ao som.
-Diferenciar vogais e consoantes.
-Reconhecer a escrita do nome e de seus colegas.
-Agrupar letras formando sílabas, palavras e frases.
-Realizar leitura de sílabas, palavras e frases.
-Confeccionar jogos.
-Manusear diferentes jogos.
-Pintar jogos de amarelinhas no pátio da escola.
-Explorar Jogos Cooperativos.
-A partir das contações de histórias criar jogos com os personagens.
-Dia de jogos com a família na escola.
-Exposição dos jogos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Na volta à sala de aula os alunos e a professora conversaram sobre os jogos que foram explorados, na importância que podem ter durante nossas aulas e nos jogos preferidos de cada um.
Em um segundo momento, foi escolhido o nome “Brincar, jogar e aprender” em um roda de conversas onde várias sugestões foram expostas pelos alunos. Esse nome foi uma junção das sugestões feitas pelos alunos.