APRENDER BRINCANDO
Pergunta Exploratória
O que eu aprendo brincando?
Expedição Investigativa
Foi realizada no pátio da escola por meio de uma brincadeira de faz de conta: Faz de conta que estamos no mundo das borboletas, O que tem nele? E para responder a essa pergunta, as crianças observaram, o sol, a nuvem (sua localização e cor ), perceberam as flores(cores e cheiros), notaram as árvores e suas folhas(tamanho, formato, textura), ficaram curiosas com os insetos: formigas, joaninha, aranha, abelha, borboleta que lá viram, e perguntas delas iam surgindo... e assim se percebe que o aprender acontece também brincando!
Objetivos
Ter a ludicidade como uma ligação facilitadora de aprendizagem estimulando o cognitivo, o psicomotor, o afetivo da criança na qual ela exerça sua capacidade de imaginar, de criar e de se socializar.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professora, atendentes, familiares .
Articulação com o currículo
LINGUAGEM: Brincar de ler histórias (para si e para os colegas); Brincar de contar e recontar histórias contadas; dramatização; ouvir histórias; brincadeira de roda cantada .
MATEMÁTICA: Brincadeira de bola no cesto; brincadeira de quicar a bola (contagem); dinâmica com bambolês (associando número/quantidade); jogo de boliche (conceitos matemáticos e contagem); música cantada com gesticulação; brincadeira de acertar o alvo; jogo feito na caixa de ovos (quantidade,correspondência termo a termo); jogo “que peça é”? (com blocos lógicos).
EDUCAÇÃO MUSICAL: cantar e dançar (ritmos), cantar música com gesticulação.
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA: brincadeira de pular na cor certa (usando o tatame ); jogo caixa das cores; confecção de jogo de boliche, chocalho (garrafa pet), dobradura, pintura (carimbo de mão e pé), casinha de palito de picolé.