Espada de São Jorge
“ Eu gostei muito da Expedição Investigativa e não teve briga pra escolher o tema porque cada um falou o que gostou. Foi daí que saiu o que nós iriamos pesquisar, também gostei do jeito que foi trabalhado, da palestra do professor Erlan e depois a apresentação.
Luiz Henrique Ribeiro da Silva | aluno(a)
“ O projeto foi bom pra ela perder a timidez de falar em público e também aprendeu estudar em grupo, questionar com os colegas e aprender sobre as plantas porque hoje em dia eles não se interessam mais pelas plantas.
Andréia Gonçalves de Matos | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos realizar um passeio e observar tudo o que encontrarmos no percurso realizado?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa ocorreu através de um passeio realizado no percurso da Escola / Casa da Professora.
Objetivos
Identificar os elementos presentes na realidade e caracterizá-los de acordo com suas especificidades.
Comunidade de Aprendizagem
Erlan Cruz Grandis _ Biólogo
Articulação com o currículo
O reconhecimento das ações cotidianas como fonte de conhecimento e de aprendizagem é um dos desafios da escola e do processo de alfabetização. Com a intenção de aproximar as crianças do contato com o meio ambiente e, fortalecer a relação sujeito e ambiente, o projeto originou-se a partir de um passeio onde o reconhecimento de que a Espada de São Jorge era o maior interesse das crianças. O processo didático foi dinamizado e, com ele ações participativas foram realizadas, possibilitando a partilha dos saberes prévios e das curiosidades sobre o tema escolhido. Neste sentido, a proposta curricular, aproximou as crianças da disciplina de ciências, oferecendo-lhes oportunidades de visualizarem além das imagens dos livros e, dos recursos audiovisuais, a amplitude dos elementos da natureza, e com eles um contato imediato e sensitivo. Com o projeto, as crianças desenvolveram a aprendizagem significativa e colaborativa e, melhoraram as capacidades de leitura e escrita.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma participativa e protagonística das crianças.