Classificação:
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

DOMINÓ
Pergunta Exploratória

Vamos observar o que tem na caixa e o que chama nossa atenção?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada através da observação de uma CAIXA com diferentes objetos. Entre eles, jogos educativos.

Objetivos

Desenvolver as habilidades de reconhecimento, leitura, interpretação e produção dos campos aditivos e sua aplicabilidade em situações problemas.

Comunidade de Aprendizagem

Josiane Luiz Oliveira

Articulação com o currículo

As práticas pedagógicas cotidianas na Sala de Recurso são planejadas para atender as especificidades de cada criança e, para torna-las sujeitos competentes nas diferentes situações cotidianas. Logo, para dinamizar o processo de construção das habilidades é importante utilizar diferentes situações convidativas e diferenciadas. Como por exemplo, a expedição realizada através de uma caixa com diferentes objetos. Dentre a leitura e interesse das crianças, os jogos tiveram destaque e, após exploração da expedição, as crianças escolheram o DOMINÓ como tema do projeto. Com o tema, desenvolveram atividades diversificadas e aplicáveis nas diferentes disciplinas, com maior entusiasmo e participação na construção de dominós matemáticos. Com o projeto, as crianças aprenderam os campos aditivos e, realizaram diferentes atividades de oralidade mediante situações problemas criados pelos mesmos.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma participativa e, diante da Expedição Investigativa, todas as crianças manifestaram seus interesses e assim, escolheram o tema do projeto.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Germano Nazaretti

Turma
Sala de recurso

Número de alunos
10

Educadores
Sandra Maria da Silva

Estado
Mato Grosso

Município
Campos de Júlio

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMPOS DE JULIO

Apoiadores
Greici Amann
Josiane Luiz Oliveira
Lucicleia Ribeiro Batista

A utilização dos jogos permite, por meio da ludicidade, uma aprendizagem natural. Foi gratificante ver o envolvimento dos alunos durante a realização das atividades.