DOMINÓ
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que tem na caixa e o que chama nossa atenção?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através da observação de uma CAIXA com diferentes objetos. Entre eles, jogos educativos.
Objetivos
Desenvolver as habilidades de reconhecimento, leitura, interpretação e produção dos campos aditivos e sua aplicabilidade em situações problemas.
Comunidade de Aprendizagem
Josiane Luiz Oliveira
Articulação com o currículo
As práticas pedagógicas cotidianas na Sala de Recurso são planejadas para atender as especificidades de cada criança e, para torna-las sujeitos competentes nas diferentes situações cotidianas. Logo, para dinamizar o processo de construção das habilidades é importante utilizar diferentes situações convidativas e diferenciadas. Como por exemplo, a expedição realizada através de uma caixa com diferentes objetos. Dentre a leitura e interesse das crianças, os jogos tiveram destaque e, após exploração da expedição, as crianças escolheram o DOMINÓ como tema do projeto. Com o tema, desenvolveram atividades diversificadas e aplicáveis nas diferentes disciplinas, com maior entusiasmo e participação na construção de dominós matemáticos. Com o projeto, as crianças aprenderam os campos aditivos e, realizaram diferentes atividades de oralidade mediante situações problemas criados pelos mesmos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma participativa e, diante da Expedição Investigativa, todas as crianças manifestaram seus interesses e assim, escolheram o tema do projeto.