Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
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Projeto

Laços de Família “Eu achei nosso projeto muito interessante, pois foi legal aprender um pouco mais sobre a história da minha família, saber mais sobre como as coisas eram antigamente, quando meus avós eram crianças e adolescentes, pois agora é tudo diferente.” \n“Adorei o nosso projeto, pude conhecer um pouco mais da minha família, quem eu sou, como as escolas eram antigamente, fui ouvinte de palestras que me fizeram viajar no tempo e imaginar como tudo era antes.”
Isabel Beatriz Petry Bossler, Jaine Biron Nogueira | aluno(a)
“Eu achei interessante, legal e muito importante sabermos como era no passado e foi muito bom, pois minha filha aprendeu muitas coisas que ela não sabia.” \n“Penso que é muito importante e de grande proveito o projeto em questão. A família é o nosso alicerce, a ponte que nos liga ao passado e ao futuro atravé dos nossos antepassados e daqueles que virão. Conhecer quem somos, o que fazemos, o que sonhamos, com quem convivemos; faz com que sejamos pessoas que conhecem e valorizam suas raízes.”
Eliziane Biron Nogueira,Tatiana Petry Bossler | responsável
Pergunta Exploratória

Quem sou eu e como vejo o outro?

Expedição Investigativa

Inicialmente foi realizada a atividade da caixinha de curiosidades, em que os alunos descreveram em papéis os assuntos que gostariam de aprender. Após foi listado o que surgiu e definido o tema.\n A partir daí foi feita uma visita à casa do Sr. José Ramos, que relatou sua história pessoal, seu envolvimento com a história do município que adotou para viver e mostrou seu museu pessoal.\n Ainda foi feita uma visita a uma casa antiga da comunidade, em que puderam visualizar vários objetos antigos, despertando ainda mais o desejo de conhecer a sua história e da sua família.

Objetivos

Conhecer a origem da família e como viviam, a fim de entender melhor a sua história pessoal, conhecendo-se e compreendendo o outro.

Comunidade de Aprendizagem

Ricardo Felipe Kerber\nZenóbia Montanger Manfio\nArizoli Ferreira do Amaral\nWerner König\nElenita dos Santos Lima

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa\nVerbos\nLeitura e compreensão de textos\nProdução textual;Ortografia\nSujeito e Predicado\nMatemática\nPorcentagem\nGeografia\nOrigens históricas do desenvolvimento local\nRealidade vivenciada pelos primeiros imigrantes\nHistória\nImigrantes\nLíngua Portuguesa\nProdução textual;Ortografia\nLíngua Inglesa\nProfissões\nArte\nTeatroLíngua Inglesa\nEsporte;Brinquedos\nArte\nConfecção de brinquedos\nGeografia\nEsporte;Qualidade de vida\nDança;Recreação\nLíngua Portuguesa\nLeitura e compreensão de textos\nProdução textual\nOrtografia\nLíngua Inglesa\nSala de aula\nGeografia\nÍndice de desenvolvimento humano\nHistória\nComo eram as escolas antigamente\nLíngua Inglesa\nPartes da casa e utensílios\nGeografia e História\nUrbanização e regionalização\nQuestão arquitetônica\nTipos de Construções\nEnsino Religioso\nHistória Bíblica\n\nLíngua Portuguesa\nBiografia\nLeitura e compreensão de textos\nProdução textual\nOrtografia\nTermos da oração: essenciais; integrantes, acessórios\


Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Fundamental Balbino Pereira dos Santos

Turma
8º Ano

Número de alunos
6

Educadores
Adriana da Silva, Delmar da Rosa, Denize Farias, Gabriel de Oliveira, Ionara Filinkoski, Ivo Lissak, Jean Carlos Correa, Leila Mariza Roos, Luciane de Abreu, Marlize Stein, Martha Ribeiro, Mirian Schmidt

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Erval Seco

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ERVAL SECO

Apoiadores
José Ramos, Ricardo Felipe Kerber, Zenóbia Manfio, Arizoli Ferreira do Amaral, Werner König, Elenita dos Santos Lima

“O referido projeto possui grande valia social no âmbito de promover a cidadania por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo com a educação integral dos educandos, enfatizando o autoconhecimento, a fim de conhecer suas origens, bem como a comunidade local.”\n\n“Para os estudantes, conhecer um pouco das próprias origens é a alavanca de um saber maior, pois as concepções de si mesmo e do outro proporcionam a aquisição de um conhecer além do previsível, pois este saber prova que todo ser humano pode superar os próprios limites se espelhando nas atitudes de quem compõe a história.”