Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
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Projeto

Cara Metade “Achei o processo de pesquisas e trabalhos diferentes muito interessantes e acima de tudo muito divertido, com o projeto conseguimos tirar todas as nossas dúvidas e curiosidades sobre coisas que serão muito úteis no futuro de cada um que estava realmente empenhado e interessado nesse trabalho.” \n“Foi muito proveitoso esse projeto, aprendemos coisas que não sabíamos, foi tirado nossas dúvidas sobre as leis, direitos e deveres, namoro e casamento.”
Bruna Fernanda Rodrigues do Carmo,Daniel dos Santos Vieira | aluno(a)
“Eu achei a ideia do projeto muito interessante e muito criativo a respeito do que ouvi sobre isso, o tema do projeto em si é algo muito importante e que com certeza vai ser muito usado por todos no futuro ajudando assim a tomarem decisões muito úteis para suas vidas, sem se arrepender depois daquilo que escolheu.” \n“Achei interessante porque eles precisam saber sobre essas coisas, como divórcio, casamento, adoção, entre outros, para no futuro saberem onde devem ir, como se faz os procedimentos, caso precisem.”
Elizete Rodrigues,Nair Locadio | responsável
Pergunta Exploratória

Como você vê as relações familiares de hoje?

Expedição Investigativa

Iniciou-se com uma roda de conversa sobre namoro, tema de interesse da maioria dos adolescentes, onde cada um fez seu depoimento seguido de debate, também os estudantes entrevistaram seus pais e avós individualmente e fizeram registro em áudio e também escrito, posteriormente em nova roda de conversa socializaram-se as experiências junto aos professores da turma. \n Ainda foi proporcionado aos estudantes o Filme Prova de Fogo que foi discutido a questão do relacionamento familiar. \n O crescente interesse pelo assunto gerou o título do projeto, pois além de entender as relações familiares, os estudantes têm dúvidas sobre suas próprias condições dentro do círculo familiar, pois alguns tem pais separados, outros são adotados, recebem pensão e outros não. A colheita foi realizada através de uma roda de conversa entre professores e alunos.

Objetivos

Proporcionar momentos de reflexão acerca da sua estrutura familiar, e o conhecimento da estrutura de outras famílias, a fim de entender as relações que as compõem.

Comunidade de Aprendizagem

Ilton Feltes/ Locadio/ Olga Meisner/ Janilce Facco/ Natália Martins Rodrigues/ Ivo Kunz e Lori Wegner.Lisani Muller\nDenize Farias

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa\nTempo Cronológico e Tempo Psicológico; Orações Coordenadas;Conjunções;Leitura, vocabulário e interpretação de textos;Produção textual\nArte\nArtistas brasileiros: vida e obras\nLeitura de Obra de Arte; Fotografia\nEducação Física\nValores: respeito, éticos e morais\nMatemática\nPorcentagem; Gráficos\nCiências \nQuímica – Drogas (efeito no corpo e nas famílias\nGeografia\nDensidade geográfica;Taxa de natalidade\nHistória\nBrasil República Velha\nConservadorismo e as primeiras conquistas das mulheres\nEnsino Religioso\nHistória Bíblica\nLíngua Portuguesa\nRelatórios\nProdução textual\nLeitura, vocabulário e interpretação de textos\nOrações Subordinadas\nTexto dramático\nGeografia\nEstatística\nHistória\nDitadura Militar\nEstado Novo – Era Vargas\nHistória\nDireitos e Deveres adquiridos e “perdidos” durante o Brasil República\nLíngua Inglesa\nOralidade e escrita\nVerbos\nHistória\nPrimeira República: Dominação


Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Fundamental Balbino Pereira dos Santos

Turma
9º Ano

Número de alunos
10

Educadores
Adriana Silva, Delmar da Rosa, Denize Farias, Gabriel de Oliveira, Ionara Filinkoski, Ivo Lissak, Jean Correa, Leila Mariza Roos, Luciane Abreu, Marlize Stein, Martha Ribeiro, Mirian Schmidt

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Erval Seco

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ERVAL SECO

Apoiadores
Lisani Muller, Denize Farias, Jovilde Rossetto, Ilton Feltes/ Nair Locadio/ Olga Meisner/ Janilce Facco/ Natália Rodrigues/ Ivo Kunz e Lori Wegner, Laerte Roos, Elias Vieira, Marilene Oliveira

“O projeto proporcionou aos estudantes um interagir em opiniões e desvendar de valores, além da aquisição de múltiplos conhecimentos até então desconhecidos ou ignorados pelos mesmos. A opinião das pessoas da comunidade sobre a questão de namoro e casamento, as entrevistas e palestras sobre documentos, responsabilidades, direitos e deveres civis, os levou a ter uma concepção de saber que certamente os acompanharão para a vida adulta, principalmente sobre atitudes a serem tomadas.”