Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
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Projeto

Divulgar o hábito utilização do canudo reutilizável “Capa de celular com suporte para canudo reutilizável, pessoal e intransferível”.
Pergunta Exploratória

Há a possibilidade de substituir os canudos plásticos por canudos de papel reciclável, material comestível ou biodegradável?

Expedição Investigativa

Conversas frequentes com os alunos sobre a importância da responsabilidade com seu próprio material o material dos colegas.
Disponibilidade da caixinha de “achados e perdidos” das turmas de 4o. Ano, para que fossem estimulados a procurar e identificar seus objetos perdidos ou esquecidos. Pesquisa e comparação de preços.

Objetivos

Tendo em vista que o Rio de Janeiro é a primeira capital brasileira a banir o uso de canudos plásticos em quiosques, bares e restaurantes e que já existe no mercado lojas físicas e online que vendem canudos reutilizáveis, os alunos do 7º no C tem a intenção de criar uma capa de celular com suporte para canudos reutilizáveis, pessoal e intransferível. O celular é um objeto que nos dias atuais tornou-se indispensável e inseparável, ou unir a capa do celular a um suporte para canudos reutilizáveis seria uma maneira uma prática de carregar consigo, sem maiores transtornos, seu canudo e contribuir para a preservação do meio ambiente.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, funcionário, pais e comunidade escolar.

Articulação com o currículo

Ciências, Língua Portuguesa.


Ficha Técnica
Escola
Colégio Viva Vida

Diretor
Rosemeire Pinto Carminholli Visconti

Turma
7ºC

Número de alunos
13

Educadores
Rozanny Maria Lima de Sena

Estado
São Paulo

Município
São Bernardo do Campo

Cooperativa
SICREDI VALE DO PIQUIRI ABCD PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO SÃO BERNARDO DO CAMPO SP

Apoiadores
Pais de alunos.

Assessoria Pedagógica
Norma Frost e Eder Cordeiro
Minha experiência no geral foi positiva, consegui ver e compreender a aprendizagem sendo construída de forma ativa pelo aluno,s onde eu enquanto professora, passei a ser um coadjuvante dentro desse processo. Saí da zona de conforto nem sempre é uma tarefa fácil, já que não conseguir saber e prever o resultado final as vezes me trouxe uma certa angústia. Me surpreendi com e resultado, já que logo no começo, devido talvez a imaturidade do alunos, as ideias pareciam que não sairiam do papel, mas percebi que a medida que a data aproximava-se o "clima" de responsabilidade e a vontade de dar certo foi tomando conta. O mais satisfatório foi perceber que os alunos tornaram-se multiplicados de ideias que podem modificar o ambiente em escalas locais, regionais e mundiais.
Rozanny Maria Lima de Sena | Professor(a)