ESCOLA E FAMÍLIA EM SINTONIA PELO SUCESSO DE NOSSOS ALUNOS
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
Qual a importância da família na construção do sucesso ou insucesso dos educandos?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 Vivemos em um mundo globalizado, em uma época de aceleração das tecnologias e comunicação e nesse contexto surgem, consequentemente, mudanças no comportamento da sociedade. Entender como a família vê a escola e sua participação no processo educacional dos filhos é fator primordial para que a relação escola-família seja efetivada. Nos dias atuais fica cada vez mais evidente que a educação é um assunto muito importante para estar apenas nas mãos da família ou da escola, no entanto são os principais pontos de sustentação do indivíduo, sendo assim  a escola EMEF Jacob Rech Segundo, sentiu a necessidade de trabalhar o resgate das famílias na escola. Diante desses propósitos surgiu a Noite Cultural que esse ano de 2018 teve com o tema: “ESCOLA E FAMÍLIA  EM SINTONIA  PELO SUCESSO DE NOSSOS  ALUNOS”. 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 -Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar envolvendo a família nas atividades da escola e estimulando a sua participação no processo ensino-aprendizagem como parceiros e colaboradores conscientes além de estimular a valorização e respeito nas famílias e seus membro. 
-Aproximar a família da escola e despertar novos talentos através da capacidade de se apresentar em público.
-Estimular o crescimento do aluno, fortalecendo sua autoestima e potencializando as relações afetivas na família.
-Levar as famílias a fazer uma revisão de valores de forma que adotem atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação para com as crianças.
-Contribuir para o desenvolvimento do equilíbrio emocional, do pensamento crítico, do corpo e da mente através de peças teatrais, músicas e danças. 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 Alunos da educação infantil (turno integral), alunos anos iniciais e anos finais, professores, funcionárias, família dos educandos, CPM e comunidade geral. 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 O projeto visa contemplar todas as áreas do conhecimento e do currículo, principalmente a participação da família  no desenvolvimento do educando  despertando a criatividade, a oralidade, equilíbrio emocional e a espiritualidade, tendo o teatro, a música e a dança como mecanismo de condução para expressar a liberdade, permitindo ao aluno evoluir em vários níveis: na socialização, criatividade, coordenação, memorização, vocabulário, entre muitos outros. As apresentações artísticas ficam sobre a responsabilidade dos alunos da Educação Infantil ao 9 º ano num total de 226 alunos e seus respectivos professores.