Reaproveitamento de alimentos e responsabilidade social
Pergunta Exploratória
O que configura uma contradição, uma vez que o país tem um número elevado de pessoas que não tem o que comer?
Expedição Investigativa
Os alunos pesquisaram antecipadamente, em casa, diferentes formas de utilização dos alimentos. Cada uma das turmas foram à feira livre do bairro onde residem, e com a ajuda dos responsáveis, realizaram uma entrevista com os vendedores de caldo de cana, sobre a origem da fruta no Brasil e quais as utilidades das partes descartadas. Na escola, realizaram a separação entre o bagaço e a casca da cana. As fibras foram cortadas, cozidas e trituradas para servirem de matéria prima na confecção de vasos naturais.
Objetivos
Conscientizar as crianças e a sociedade sobre a importância do reaproveitamento de partes comumente descartadas dos alimentos. Essa ação colabora com o combate ao desperdício e sustentabilidade, ações fundamentais para a preservação do planeta.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, funcionário, pais e comunidade escolar.
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa, Matemática, Ciências.