Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
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Projeto

Reaproveitamento de alimentos e responsabilidade social
Pergunta Exploratória

O que configura uma contradição, uma vez que o país tem um número elevado de pessoas que não tem o que comer?

Expedição Investigativa

Os alunos pesquisaram antecipadamente, em casa, diferentes formas de utilização dos alimentos. Cada uma das turmas foram à feira livre do bairro onde residem, e com a ajuda dos responsáveis, realizaram uma entrevista com os vendedores de caldo de cana, sobre a origem da fruta no Brasil e quais as utilidades das partes descartadas. Na escola, realizaram a separação entre o bagaço e a casca da cana. As fibras foram cortadas, cozidas e trituradas para servirem de matéria prima na confecção de vasos naturais.

Objetivos

Conscientizar as crianças e a sociedade sobre a importância do reaproveitamento de partes comumente descartadas dos alimentos. Essa ação colabora com o combate ao desperdício e sustentabilidade, ações fundamentais para a preservação do planeta.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, funcionário, pais e comunidade escolar.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa, Matemática, Ciências.


Ficha Técnica
Escola
Colégio Viva Vida

Diretor
Rosemeire Pinto Carminholli Visconti

Turma
2ºA/B

Número de alunos
37

Educadores
Rosana Rodrigues da Cunha

Estado
São Paulo

Município
São Bernardo do Campo

Cooperativa
SICREDI VALE DO PIQUIRI ABCD PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO SÃO BERNARDO DO CAMPO SP

Apoiadores
Pais

Assessoria Pedagógica
Norma Frost e Eder Cordeiro
Achei bastante válido o retorno das famílias a respeito do projeto. Percebi que é uma troca essencial para o processo de aprendizagem das crianças, assim como toda relação família/escola. Como sempre, a dinâmica do trabalho torna a aprendizagem prazeirosa e permanente.
Rosana Rodrigues da Cunha | Professor(a)