Brinquedoteca: Um espaço para imaginar
Pergunta Exploratória
O que falta neste lugar?
Expedição Investigativa
A expedição foi realizada a partir da necessidade dos docentes e discentes em se ter um espaço didático pedagógico aconchegante e cheio de possibilidades de aprendizagem. Por conseguinte realizamos um passeio dentro do próprio Cmei, no qual mostramos os espaços para as crianças e as indagamos sobre o que faltava no âmbito escolar. O tema despertou nos alunos e professores um intenso desejo de organização de uma sala (brinquedoteca) com diversidades de brinquedos e jogos pedagógicos, estes ficaram fascinados com a possibilidade de concretização deste anseio, em se ter um ambiente especifico para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, motores, psicológicos etc.
Objetivos
Propiciar aos alunos um ambiente rico e facilitador da aprendizagem, oportunizando o brincar sem cobrança de desempenho, para que assim os mesmos aprendam de forma lúdica.
Comunidade de Aprendizagem
O Projeto foi desenvolvido com a ajuda de alguns pais, professores e comunidade em geral, as pessoas referidas auxiliaram-nos por meio de doações tais como: tintas, cimentos, brinquedos recicláveis e industriais. Além disto, contamos com apoio no que se refere à mão de obra como, por exemplo: pintura do espaço da brinquedoteca, confecção de brinquedos, instalação de prateleiras etc.
Articulação com o currículo
Neste projeto procuramos garantir os direitos de aprendizagem da educação infantil elencados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especificamente: Conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se, pois por meio do lúdico que as crianças desenvolvem suas habilidades necessárias assim garantindo todos os seus direitos de aprendizagem.