Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Caminhando com Dinossauros Temos que saber na sociedade não fazemos nada sem união, começamos em casa num simples ato de união em algo que faça com ajuda ou simplesmente ajudando. Sempre digo para meu filho para fazer o bem. Para crescer numa sociedade que tanto precisa de união.
Adiere | responsável
Pergunta Exploratória

Que tipo de animal você acha que vive nesse lugar?

Expedição Investigativa

Sítio “arqueológico” Zambaldi - Um passeio ao sítio na zona rural de Ibiporã, para explorar o meio ambiente e seus componentes, observando com atenção para despertar curiosidade e interesse dos alunos em busca de novos conhecimentos.

Objetivos

O tema meio ambiente foi escolhido por ser abrangente em vários seguimento e por estar de acordo com o currículo escolar do 3º ano.

Comunidade de Aprendizagem

Palestra com biólogo João Marcos Silla, sobre animais peçonhentos (cobra, aranha, escorpião, etc). Foi dinâmica com slides textos e imagens, bem esclarecedora. Houve interação dos alunos

Articulação com o currículo

Língua portuguesa: Leitura e interpretação, textos informativos, poemas e historinhas. Produção de textos.
Matemática: Situações problemas, adição, subtração e multiplicação. Gráfico, medidas de tempo, massa e comprimento.
Ciências: Seres vivos, ar, água, solo, habitat animais.
Geografia: Vegetação e clima. Partes de um rio.
História: Linha do tempo acontecimento passado e presente.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Profª Helena Hatsue Kakitani

Turma
3º ano B

Número de alunos
26

Educadores
Adriana Araújo Furlan
André Antônio Lobo Zambaldi

Estado
Paraná

Município
Ibiporã

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO IBIPORA

Apoiadores
Biólogo João Marcos Silla

Os alunos se empolgaram com o projeto, desde o passeio a realização das atividades. Assim entenderam a importância da união e colaboração de todos.
Foi bom trabalhar esse projeto, porque ampliou a visão de aprendizado e conhecimento tanto dos alunos como de nós professores.
Adriana Araújo Furlan | Professor(a)