TRÂNSITO O FUTURO SOU EU
Pergunta Exploratória
Posso desrespeitar as regras e sinalização de trânsito?
Expedição Investigativa
O referente projeto tem como público alvo alunos de 4 anos de idade na Educação Infantil. As atividades foram desenvolvidas durante o 1º, 2º, e 3º trimestre no ambiente escolar, através de atividades dentro e fora da sala de aula, no primeiro momento realizamos uma roda de conversa em sala de aula enfatizamos sobre os meios de transportes utilizados pelas famílias para transporta – lós em segurança até a escola, e se os pais utilizam todos os cuidados necessários com seus filhos. No segundo momento foi realizada expedição investigativa, com as crianças utilizando o ônibus escolar, mostrando a eles as sinalizações de: placas, faixa de pedestres. No terceiro momento foi realizada uma palestra em sala de aula com os alunos e professores, onde os agentes de trânsito fez abordagens e questionamentos sobre os meios de transportes utilizados por eles, dos riscos nos trajetos percorridos.
Objetivos
Conscientizar as crianças e as famílias sobre a importância de conhecer e respeitar as regras do trânsito através de diferentes linguagens ajustadas as situações de forma lúdica e prazerosa com vistas a cidadania.
Comunidade de Aprendizagem
O referente projeto tem como foco trabalhar atividades desenvolvidas a partir da observação das necessidades de conscientizar os alunos, famílias através de palestras orientação dos cuidados básicos, e de segurança ao transportar os alunos até a escola, respeitando as regras e sinalização de trânsito para preservar a vida, sendo assim formando futuros condutores com responsabilidades, e com capacidades de conscientizar seus familiares, para que através dessas ações possam contribuir com sua segurança ao uso consciente de todos os equipamentos. As orientações e ações está sendo desenvolvidas no ambiente escolar, com atividades diferenciadas, palestras em sala de aula com participação da comunidade escolar, alunos, famílias, pais, professores. Palestras com agentes de trânsito municipal em sala com os alunos, envolvendo a comunidade escolar, alunos, professores e família.
Articulação com o currículo
FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL
IDENTIDADE E AUTONOMIA
REGRAS DE CONVIVÊNCIAS
COOPERAÇÃO
MEIO SÓCIO CULTURAL
MEIO DE TRANSPORTES
FAZER MUSICAL
MUSICA E RITMO
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA