Um enigma chamado telefone
“ Eu adorei realizar esse projeto porque descobri muitas curiosidades sobre o telefone. Mas o que eu mais aprendi foi fazer o uso correto do celular e não usar dele demais, pois, o uso excessivo pode causar doenças e pode confundir nossa cabeça.
Caetano Cornelli | aluno(a)
“ O projeto sobre o telefone fez com que mudássemos alguns comportamentos aqui em casa, pois, muitas vezes nos víamos sentados na sala sem conversar, porque todos estavam no celular. Agora o Vitor nos cobra e nós também cobramos ele quando extrapola o tempo no celular. Todos aprendemos com o projeto, isso é muito legal.
Angela Peter | responsável
Pergunta Exploratória
Que objeto teve maior evolução?
Expedição Investigativa
Museu Theobaldo Becker
Objetivos
Identificar as principais evoluções ocorridas em objetos usados em nosso cotidiano.
Comunidade de Aprendizagem
Comunidade escolar, cidadãos selbachenses.
Articulação com o currículo
História: linha de tempo do telefone;
Geografia: onde foi inventado o primeiro telefone;
Artes: Confecção de telefones com sucata;
Língua Portuguesa: estudo de vários gêneros textuais que abordam o tema;
Ensino Religioso: Celular x Comportamento;
Ciências: riscos do celular para a saúde física, mental e emocional;
Educação Física: Brincadeira do telefone sem fio;
Matemática: estudo de gráficos - marcas mais vendidas, tempo no celular, aplicativos mais usados.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Adoramos realizar o projeto sobre o telefone, toda aula a gente queria descobrir mais uma coisa. Agora toda vez que a gente pega o celular a gente lembra do que estudou... cuida para não passar informações pessoais, não leva o celular para a cama e controla o tempo em que fica jogando. Acho que nossa vida melhorou.