Classificação: ALIMENTAÇÃO
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

ALIMENTAÇÃO SUSTETÁVEL
Pergunta Exploratória

O QUE É FEITO COM A SOBRA DOS ALIMENTOS?

Expedição Investigativa

O projeto terá como primeira iniciativa, uma visita a feira produtor, tendo por objetivo a coleta de dados para a escolha do tema do projeto. O tema será escolhido de forma coletiva com a participação de todos os alunos. Após a escolha do tema, será feito um controle, ou seja, a pesagem dos alimentos durante a distribuição da merenda escolar. De acordo com os dados coletados, passa a ser relevante a integração das disciplinas de língua portuguesa, matemática, ciências e artes em discussões, reflexões e práticas frente aos dados coletados. Além da integração dos componentes curriculares, também serão desenvolvidas palestras e ações envolvendo, alunos, pais, equipe escolar, comunidade, nutricionista, assistente social e representante do produtor rural, tendo por objetivo diminuir o desperdício de alimentos, bem como incentivar os alunos a reflexão do não desperdício da alimentação.

Objetivos

Identificar ações inadequadas quanto ao consumo e desperdício de alimentos no cotidiano escolar; Valorizar a importância da alimentação saudável e sustentável; Estimular hábitos de consumo de diversos tipos de alimentos; Oferecer às crianças diversas formas de reaproveitamento dos alimentos; Promover a conscientização e aprendizagem das crianças sobre o valor nutritivo contido nas sobras dos alimentos; Diminuir o desperdício de alimentos no meio escolar, em nossas casas e na comunidade; Sensibilizar os alunos para responsabilidade individual e coletiva sobre as consequências do desperdício de alimentos; Estimular atitudes de cidadania e solidariedade; Refletir sobre as necessidades sociais e ambientais.

Comunidade de Aprendizagem

ALUNOS, FAMÍLIA E COMUNIDADE.

Articulação com o currículo

A escola como instituição de grande influência na vida das crianças, desempenha um papel primordial para a promoção de valores e saberes relativos à temática do desperdício alimentar. O que implica sensibilizar alunos, pais, equipe escolar e comunidade para uma mudança de comportamento, o que requer o desenvolvimento de ações e práticas sustentáveis que promovam o consumo consciente de forma a incentivar o reaproveitando integral dos alimentos. A prática e o incentivo a uma alimentação saudável e sustentável são de suma importância não só para os alunos, mas também para, familiares, educadores, gestores e funcionários.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA RURAL MUNICIPAL AGOSTINHO PORTELLO

Diretor
MARIA EUGÊNIA DA SILVA VIOTTO

Turma
3º E 4º MULTISSERIADO

Número de alunos
10

Educadores
MARLENE APARECIDA BEZERRA DA SILVA

Estado
Paraná

Município
Moreira Sales

Cooperativa
SICREDI VALE DO PIQUIRI ABCD PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO MOREIRA SALES

Apoiadores
SIDNÉIA DE SOUZA DA SILVA, IRACI SILVA ARAUJO, NAIR ROSA, ISAURA TAVELE DIL CONTE, MARLENE VILAS BOAS, GILDO MONTEVERDE, TEREZINHA ZABINE MONTEVERDE.

Assessoria Pedagógica
NORMA FROST, EDER CORDEIRO, MARIA REGINA VAROLO.
Trabalhar o projeto alimentação sustentável foi muito importante, pois através das ações desenvolvidas durante o andamento do projeto os alunos puderam vivenciar adoção de práticas alimentares sustentáveis promovendo a construção de pensamentos e atitudes que incentive um viver mais consciente, e, sobretudo de uma cidadania mais ativa em matéria de sustentabilidade. Nesse sentido, o projeto alimentação sustentável tem por objetivo estimular o consumo consciente de alimentos, além de promover práticas de prevenção ao desperdício na escola, em nossas casas e comunidade.
MARLENE APARECIDA BEZERRA DA SILVA | Professor(a)