Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

RESGATANDO A HISTÓRIA DE SÃO JOÃO Eu aprendi muito com o projeto, gostei dos passeios, das exposições, dos brinquedos e coisas antigas, nós aprendemos mais, escrevemos bastante e fizemos muitas receitas gostosas. Vimos muitos animais também, brincamos e nos divertimos muito.
Michele H. dos Reis Silva | aluno(a)
Este projeto foi um incentivo muito bom para nossas crianças. Meu filho aprendeu muito sobre o campo e cuidados com o solo, com as pessoas e com nossa história, ficou mais cuidadoso com os deveres de casa e seu desempenho com as atividades da escola também melhoraram. Como mãe, eu só tenho que agradecer aos colaboradores, professores e ao Programa A União Faz a Vida, pois só tem melhorado a educação, fazendo o bem para nossas crianças. Obrigado a todos vocês.
Luciana Marcilio De Santana | responsável
Pergunta Exploratória

Do que você tem saudades do passado?

Expedição Investigativa

Realizamos a expedição investigatória em uma propriedade rural no distrito de São João em Altônia, família Miorim. Os alunos ouviram da colaboradora E. M. que tem saudades do tempo do café, de uma alimentação mais saudável, e que as crianças eram livres e brincavam com brinquedos confeccionados e não comprados, longe das tecnologias. Apesar de terem uma vida simples as pessoas eram muito felizes, as relações eram sólidas e verdadeiras, havia amor e respeito pelo próximo.

Objetivos

Instigar nos alunos o desejo de conhecer sua história e da comunidade a quem pertencem, de modo que possam valorizar sua existência e o que têm, diminuindo o desejo de consumismo, compreendendo que as paisagens se modificam por meio das ações humanas. Oportunizar aos alunos experiências que possam contribuir para formação de cidadãos colaboradores da mesma. Despertar o respeito para com os idosos e suas experiências de vida, estando aberto ás novas aprendizagens pela interação e socialização com os colonizadores da comunidade local. Favorecendo a expressão de sentimentos, trazer á memória recordações, compreender a importância de preservar a história. Viabilizar meios para que os alunos busquem informações sobre a história de sua escola e distrito, estimulando a aprendizagem por meio de comparações: passado/presente, semelhanças/diferenças, pontos positivos/negativos da evolução.

Comunidade de Aprendizagem

Sítio da família Miorim, Pesqueiro Bana, Fábrica de sorvetes Waylliki, Salão Prof.º João Batista, Escola Rui Barbosa.

Articulação com o currículo

Lugares de convivência; As paisagens se modificam com o passar dos anos e pelas ações humanas; Profissões; Fases da vida; Leitura; Escrita; Cálculos; Gráficos; Tabelas; Diversidade de gêneros textuais, Solo; Brinquedos e brincadeiras; Jogos, Parlenda, Cantigas; Musicalização; Culinária.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL RUI BARBOSA

Diretor
Maria De Lourde Costa

Turma
2º ANO - A

Número de alunos
17

Educadores
Joanilda Dalsico Dari, Márcia Mª C. Ferro, Rosária Gabriel Dos Anjos

Estado
Paraná

Município
Altônia

Cooperativa
SICREDI VALE DO PIQUIRI ABCD PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO ALTONIA

Apoiadores
Família Miorim, Luciana Marcilio De Santana, Eduardo Bana, Doroteu e Guirlei - Sorvetes Waylliki, Adriana Zandoná, Sirlene Detoni Proença, Maria Lourde Costa, Joanilda Dalsico Dari.

Assessoria Pedagógica
Éder Cordeiro; Maria Regina Varolo; Norma Frost
Durante o desenvolvimento do projeto, foi possível ver e acompanhar cada progresso de aprendizagem dos alunos. As expedições investigatórias, visitas, entrevistas e exposições oportunizaram crescimento cognitivo, emocional e social para toda a turma, os objetivos pré estabelecidos foram alcançados com êxito. Não há dinheiro que pague o brilho no olhar de cada aluno que saiu de passivo para ativo, construindo sua própria aprendizagem em cada experiência vivenciada, que com certeza levarão para a vida adulta. A unidade e o trabalho em equipe, fez toda a diferença na vida de todos, aprenderam a serem persistentes, enfrentarem os desafios e nunca desistirem de seus sonhos, compreenderam a importância do conhecimento histórico, para a evolução e progressão da sociedade como um todo, respeitando as diferenças e as fases da vida, sendo capazes de se expressarem com excelência.
Priscila de Oliveira Bezerra Batista | Professor(a)