RESGATANDO A HISTÓRIA DE SÃO JOÃO
“ Eu aprendi muito com o projeto, gostei dos passeios, das exposições, dos brinquedos e coisas antigas, nós aprendemos mais, escrevemos bastante e fizemos muitas receitas gostosas. Vimos muitos animais também, brincamos e nos divertimos muito.
Michele H. dos Reis Silva | aluno(a)
“ Este projeto foi um incentivo muito bom para nossas crianças. Meu filho aprendeu muito sobre o campo e cuidados com o solo, com as pessoas e com nossa história, ficou mais cuidadoso com os deveres de casa e seu desempenho com as atividades da escola também melhoraram. Como mãe, eu só tenho que agradecer aos colaboradores, professores e ao Programa A União Faz a Vida, pois só tem melhorado a educação, fazendo o bem para nossas crianças. Obrigado a todos vocês.
Luciana Marcilio De Santana | responsável
Pergunta Exploratória
Do que você tem saudades do passado?
Expedição Investigativa
Realizamos a expedição investigatória em uma propriedade rural no distrito de São João em Altônia, família Miorim. Os alunos ouviram da colaboradora E. M. que tem saudades do tempo do café, de uma alimentação mais saudável, e que as crianças eram livres e brincavam com brinquedos confeccionados e não comprados, longe das tecnologias. Apesar de terem uma vida simples as pessoas eram muito felizes, as relações eram sólidas e verdadeiras, havia amor e respeito pelo próximo.
Objetivos
Instigar nos alunos o desejo de conhecer sua história e da comunidade a quem pertencem, de modo que possam valorizar sua existência e o que têm, diminuindo o desejo de consumismo, compreendendo que as paisagens se modificam por meio das ações humanas. Oportunizar aos alunos experiências que possam contribuir para formação de cidadãos colaboradores da mesma. Despertar o respeito para com os idosos e suas experiências de vida, estando aberto ás novas aprendizagens pela interação e socialização com os colonizadores da comunidade local. Favorecendo a expressão de sentimentos, trazer á memória recordações, compreender a importância de preservar a história. Viabilizar meios para que os alunos busquem informações sobre a história de sua escola e distrito, estimulando a aprendizagem por meio de comparações: passado/presente, semelhanças/diferenças, pontos positivos/negativos da evolução.
Comunidade de Aprendizagem
Sítio da família Miorim, Pesqueiro Bana, Fábrica de sorvetes Waylliki, Salão Prof.º João Batista, Escola Rui Barbosa.
Articulação com o currículo
Lugares de convivência; As paisagens se modificam com o passar dos anos e pelas ações humanas; Profissões; Fases da vida; Leitura; Escrita; Cálculos; Gráficos; Tabelas; Diversidade de gêneros textuais, Solo; Brinquedos e brincadeiras; Jogos, Parlenda, Cantigas; Musicalização; Culinária.