Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

A leitura é importante e mágica
Pergunta Exploratória

O que eu aprendo aqui?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa ocorreu na Biblioteca Municipal, os alunos puderam manusear diversos livros, e no local leram mais de um livro. O que mais chamou a atenção foi a diversidade de livros.

Objetivos

Estimular o hábito da leitura enfatizando os direitos humanos e a diversidade.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos e professora

Articulação com o currículo

Hora do conto:
- Leitura e relatos dos livros
- Identificação do autor e editora dos livros
- Produção de fichas de leitura
- Apresentação oral das histórias

Pontuação:
- Trabalho com pontuação a partir das histórias e livros

Acentuação:
- Trabalho com acentuação a partir das histórias e livros

Mural dos valores:
- Generosidade
- Perseverança
- Inveja
- Perdão
- Mentira
- Teimosia
- Bagunça
- Caráter
- Egoísmo
Vídeo: A menina que odiava livros
- Produção de ilustração do filme através de painéis

Filme: A menina que roubava livros
- Ilustração do filme através de relatos e frases

Produção de uma história em quadrinhos:
- Apresentação no sarau literário

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

No retorno da expedição, os alunos fizeram uma ficha de leitura, uma ilustração e trocaram com os demais colegas. Foi conversado com os alunos o que era cada parte do livro: autor, edutora, páginas..

Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual Borges do Canto

Diretor
Simone Zanini

Turma
4ºano

Número de alunos
13

Educadores
Lidiane Marinho Mendes

Estado
Rio Grande do Sul

Município
São Vicente do Sul

Cooperativa
SICREDI VALE DO JAGUARI RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO VICENTE DO SUL

Apoiadores
Bibliotecária

Assessoria Pedagógica
Concatto Consultoria
“O projeto foi muito bom esse ano, pois fazendo o projeto por turma, pude perceber que os alunos conseguiram se apropriar do projeto, entendendo o tema e participando ativamente das ações.”
Lidiane Marinho Mendes | Professor(a)