Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

DO CAMPO PARA CIDADE Eu pensei que seria um desastre, mas foi muito mais legal do que eu imaginava. Eu adorei!
Ricardo Bazilio | aluno(a)
Eu achei muito interessante todas as atividades realizada pela minha neta. Ela ficava radiante de alegria com as atividades que iam sendo realizadas.
Maria de Lurdes de Freitas. | responsável
Pergunta Exploratória

Onde você trabalha e como é esse trabalho? Você gosta do que faz?

Expedição Investigativa

A turma do segundo ano B saiu entusiasmada para a expedição investigativa, no bairro, onde a Escola Jayme está inserida, para investigar qual a profissão dos moradores e se estão realizados profissionalmente. A maioria gosta sim do que faz. Alguns gostariam de mudar de trabalho. As crianças encontraram varias profissões, mas a maioria era de pessoas que trabalham no campo como diarista na safra da mandioca. Um agricultor nos convidou para conhecer seu galpão de maquinários. As crianças ficaram maravilhadas, vendo aqueles maquinários. Seu Edinaldo aproveitou e conscientizou as crianças sobre o valor do homem do campo. Em sala realizamos uma roda de conversa sobre nossa experiência nesta investigação. Num segundo momento fomos a uma propriedade rural ver o preparo e o plantio da mandioca. As crianças ficaram eufóricas ao descobrir que o plantio da mandioca é feito de um pedaço de rama.

Objetivos

Ampliar os conhecimentos sobre a importância do trabalho do homem do campo, para o bom desenvolvimento da zona urbana. Conhecer toda o processo de plantio, cultivo, colheita e industrialização dos produtos a partir dessa matéria prima.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, pais, professores, pedagoga, diretora, zeladoras e cozinheiras.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: Leitura e interpretação da Lenda da mandioca, texto sobre o preparo do solo e plantio da mandioca, receitas contendo como ingrediente principal a mandioca e seus derivados. Geografia: Pesquisa sobre o preparo do solo para o plantio da mandioca; Visita a uma propriedade rural para ver o processo do plantio da mandioca. História: Surgimento da mandioca a partir da Lenda da Mandioca e sua presença na mesa do brasileiro. Artes: Desenho da Lenda da Mandioca, e desenho da visita a propriedade rural. Educação Física: Brincadeira indígena: arranca mandioca com a colaboração da professora Edna.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR JAYME CANET JUNIOR-EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL

Diretor
LENITE ROSA DONEDA BENEDETTI

Turma
2ºANO B

Número de alunos
26

Educadores
DENAIR LEMOS DOS SANTOS DE LIMA

Estado
Paraná

Município
Altônia

Cooperativa
SICREDI VALE DO PIQUIRI ABCD PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO ALTONIA

Apoiadores
Claudia dos Santos Junqueira, Edina Marli Botelho de Souza, Denilson G. de Lima, Edinaldo Olivo, Célia Ladeira, Angelina Aparecida Gomes, Lenite Rosa Doneda BenedettI

Assessoria Pedagógica
Norm Frost, Eder Cordeiro e Maria Regina Varola
É sempre muito bom oferecer novas possibilidades para que nossos alunos possam aprender dentro e fora da sala de aula, enriquecendo seu processo de aprendizagem.
Denair Lemos dos Santos de Lima. | Professor(a)