Brincadeiras do tempo da vovó
“ Vamos brincar de Cinco mocinhas da Europa, eu gostei muito".
Valentina Melisinas Lenardon | aluno(a)
“ Foi muito enriquecedor, pois tivemos a oportunidade de participar e ver o quanto foi importante para meu filho, pois houve muita empolgação por parte dele.
Soiara Aparecida da Silva | responsável
Pergunta Exploratória
O que a família tem feito para auxiliar a criança em seu processo de desenvolvimento?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada no bosque João Antônio da Mata. Os alunos apresentaram a resposta da pergunta exploratória realizada com a família, na qual puderam expressar suas experiências e o quanto foi prazeroso esse momento. Com o intuito de reconhecer a importância das brincadeiras no processo de desenvolvimento da criança e ampliar o universo lúdico, foi planejado diversas brincadeiras da cultura popular.
Objetivos
Reafirmar a Educação Infantil como espaço de Educação integral de acolhimento e desenvolvimento da Crianças em suas dimensões corporais, afetiva, cognitiva, cultural, politica e estética. Visa também reconhecer brincadeiras antigas, afim de resgatá-las e torná-las parte do universo infantil atual, alem de promover uma interação com outras gerações.
Comunidade de Aprendizagem
Estão participando do projeto os alunos, comunidade escolar, familiares e colaboradores.
Articulação com o currículo
Identidade e autonomia: eu e o outro, órgãos dos sentidos, corpo humano, produtos de higiene e lazer. Natureza e sociedade: tradições e diversidades culturais, lugares , espaços geográficos e localização, valorização de atitudes e materiais reciclados. Linguagem oral e escrita: comunicação, expressão, interação, conhecimento, reprodução de cantigas de roda, canções, parlendas, observação e manuseio de materiais impressos, jornais e práticas de escrita. Artes: percepção visual, atenção, concentração, criatividade, confecções de brinquedos, cartazes, desenhos entre outros. Musicas: sons, rimas, instrumentos musicais, cantigas de roda, parlendas, canções, movimentos corporais e brincadeiras cantadas. Matemática: raciocínio lógico, contagem oral, relações de quantidades, numerais, resolução de problemas orais, formas geométricas, exploração do espaço e dobraduras. Movimento: jogos, expressão corporal, equilíbrio, coordenação motora, mimicas e percepção de estruturas rítmicas.