Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Brincadeiras do tempo da vovó Vamos brincar de Cinco mocinhas da Europa, eu gostei muito".
Valentina Melisinas Lenardon | aluno(a)
Foi muito enriquecedor, pois tivemos a oportunidade de participar e ver o quanto foi importante para meu filho, pois houve muita empolgação por parte dele.
Soiara Aparecida da Silva | responsável
Pergunta Exploratória

O que a família tem feito para auxiliar a criança em seu processo de desenvolvimento?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada no bosque João Antônio da Mata. Os alunos apresentaram a resposta da pergunta exploratória realizada com a família, na qual puderam expressar suas experiências e o quanto foi prazeroso esse momento. Com o intuito de reconhecer a importância das brincadeiras no processo de desenvolvimento da criança e ampliar o universo lúdico, foi planejado diversas brincadeiras da cultura popular.

Objetivos

Reafirmar a Educação Infantil como espaço de Educação integral de acolhimento e desenvolvimento da Crianças em suas dimensões corporais, afetiva, cognitiva, cultural, politica e estética. Visa também reconhecer brincadeiras antigas, afim de resgatá-las e torná-las parte do universo infantil atual, alem de promover uma interação com outras gerações.

Comunidade de Aprendizagem

Estão participando do projeto os alunos, comunidade escolar, familiares e colaboradores.

Articulação com o currículo

Identidade e autonomia: eu e o outro, órgãos dos sentidos, corpo humano, produtos de higiene e lazer. Natureza e sociedade: tradições e diversidades culturais, lugares , espaços geográficos e localização, valorização de atitudes e materiais reciclados. Linguagem oral e escrita: comunicação, expressão, interação, conhecimento, reprodução de cantigas de roda, canções, parlendas, observação e manuseio de materiais impressos, jornais e práticas de escrita. Artes: percepção visual, atenção, concentração, criatividade, confecções de brinquedos, cartazes, desenhos entre outros. Musicas: sons, rimas, instrumentos musicais, cantigas de roda, parlendas, canções, movimentos corporais e brincadeiras cantadas. Matemática: raciocínio lógico, contagem oral, relações de quantidades, numerais, resolução de problemas orais, formas geométricas, exploração do espaço e dobraduras. Movimento: jogos, expressão corporal, equilíbrio, coordenação motora, mimicas e percepção de estruturas rítmicas.


Ficha Técnica
Escola
CMEI-Cleudenice Merchi Bonfim

Diretor
Maria de Lourdes Freitas da Silva

Turma
Pré IV B

Número de alunos
13

Educadores
Luciana Aparecida Contragiani

Estado
Paraná

Município
Altônia

Cooperativa
SICREDI VALE DO PIQUIRI ABCD PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO ALTONIA

Apoiadores
Maria de Lourdes Silva, Claudenir Gervasone, Vera Lucia de Moura, Maria L Cardoso, Aparecida Escola, Vilma Silva, Poliana Amorim, Deliane Cardoso, Elisangela Jorge, Cíntia Moura, Vanessa Pereira, Angelica Gonçalves, Soiara da Silva, Debora Pereira.

Assessoria Pedagógica
Éder Cordeiro, Norma Frost e Maria Regina Varolo
Trabalhar este projeto foi muito especial, pois houve participação e envolvimento de toda família e comunidade. Resgatando valores e despertando nos alunos a curiosidade de conhecer as brincadeiras antigas.
Luciana Aparecida Contragiani | Professor(a)