Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

PLANTANDO CORES O projeto foi muito importante, pois além da conscientização com os cuidados com o meio ambiente, tornou o ambiente escolar mais bonito e atrativo. Nós pais junto com os alunos que além do conhecimento adquirido no desenvolver do projeto tornou a escola um espaço mais alegre.
LENITE ROSA DONEDA BENEDETTI | responsável
Pergunta Exploratória

O QUE É UMA ESCOLA BONITA?

Expedição Investigativa

No dia 17 de abril de 2018 foi realizado a expedição investigativa na escola Jayme Canet para saber o que seria uma escola bonita na visão dos alunos e funcionário da instituição. Os alunos saíram em dupla pesquisando nas sala de aula, no pátio e em vários ambiente fazendo a seguinte pergunta: O que é uma escola bonita? Após essa investigação concluiu que a Escola Jayme Canet estava faltando um jardim para alegrar o ambiente. Diante da problemática apresentada foram realizadas pesquisas para saber quais tipos de plantas seria possível ser plantada no jardim da escola.

Objetivos

Desenvolver nos alunos o conhecimento, senso de cuidado e valorização do ambiente escolar, com a finalidade de tornar a escola alegre com plantio e cultivo de flores no jardim da escola.

Comunidade de Aprendizagem

Na realização Projeto plantando cores foi de fundamental importância a participação dos alunos do 3º B e alunos de todas as turmas, tanto do período matutino como vespertino. Contou também com a participação dos pais e de toda comunidade escolar e visita na chácara da professora Nancyi Furyama de Oliveira, que trabalha na escola onde o projeto está sendo desenvolvido, com finalidade de aquisição de conhecimentos.

Articulação com o currículo

Linguagem: na realização do projeto o desenvolvimento da linguagem oral a escrita, possibilitou a produção de textos, leitura de poesias, pesquisas para aquisição de conhecimentos referentes as plantas ao cultivo de flores. A Expressão oral e artística foi trabalhado com poemas, músicas e dramatizações apresentadas para todos os alunos da escola. Matemática: Quantidades, gráficos, tabelas, adição subtração, multiplicação e divisão, área e perímetro. Ciências Humanas e da Natureza: Textos informativos sobre cultivo e plantio de flores, as estações do ano, respeito ao cuidado com o meio ambiente. Depois de ter sido realizadas todas as atividades de conscientização, mobilização e buscas de verbas para a compra das flores. As mudas foram plantada pelos alunos em canteiros e pneus, concluindo uma das etapas do projeto, surgiu um novo problema, dois canteiros foram invadidos por formigas, cortando as mudas pela raiz, começando um novo desafio. Estudo das formigas e o meio ambiente


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR JAYME CANET JUNIOR-EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

Diretor
LENITE ROSA DONEDA BENEDETTI

Turma
3º ANO B

Número de alunos
16

Educadores
EDINA MARLI BOTELHO

Estado
Paraná

Município
Altônia

Cooperativa
SICREDI VALE DO PIQUIRI ABCD PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO ALTONIA

Apoiadores
NEIDE FÁTIMA TEREZÃO, MARIA APARECIDA TEREZÃO; NANCI FURYAMA DE OLIVEIRA; ANGELINA APARECIDA GOMES; LENITE ROSA DONEDA BENEDETTI; CLAUDIRENE SILVA C. FRANÇA, ELIANE DE OLIVEIRA ZAMPERINE, CELIA LADEIRA DE SOUZA

Assessoria Pedagógica
EDER CORDEIRO, NORMA FROST E MARIA REGINA VAROLO
O Programa A União Faz a Vida, foi um grande desafio lançado a nós professores . Eu me apaixonei por ele. O desafio era passar para os alunos e comunidade escolar, tendo como pergunta: O que é uma escola bonita? Foi trabalhado com muito amor e dedicação, colhendo assim os resultados através de muitas cores e beleza no jardim de nossa escola.
EDINA MARLI BOTELHO | Professor(a)