Eu, pequeno turista em Ametista do Sul.
“ "Estou gostando muito do projeto Eu Pequeno Turista Em Ametista do Sul, me refiro à todos os lugares que fomos em turma: o Hotel das Pedras, A Pirâmide, o Belvedere Mina, o passeio no Trenzinho das Pedras e no Ametista Parque Museu. Todos mito legais!"\n"Gostei muito de tudo até agora, de ir nos lugares que eu nunca tinha ido e ser recebido igual um dos turistas de outras cidades. Também de aprender com a professora a história das Pedras Ametistas." \n"Eu acho muito legal esse projeto da escola, porque a gente faz passeios pelos lugares mais importantes do município e aprende a história da nossa cidade." \n"Foi muito legal trabalhar com o projeto do Turismo, o que mais eu gostei foi ir na Praça Central fazer a meditação e fazer o livrinho da história do nosso município que levamos no Desfile de 07 de Setembro."
Thalison Emanuel Zeida - Kaluã de Oliveira Valeriano - Mirela Cirino de Almeida -Alisson Rodrigues da Costa | aluno(a)
“ "Nosso município é encantador, famoso por suas belezas naturais, inclusive as Pedras Ametistas que são nossa grande e rara riqueza. Parabéns por escolherem este tema para estudarem. Para minha filha foi de suma importância estudar e conhecer os lugares turísticos do nosso município valorizando e respeitando a cidade em que se vive." \n"Achei muito interessante este projeto, pois temos que pensar no futuro do município e consequentemente das nossas crianças. Não adianta termos pontos turísticos e não sabermos usá-los a nosso favor, para prosperarmos. Nossa cidade deve ser limpa e com povo receptivo e educado. Parabéns por trabalharem com este tema, minha filha demonstra muito interesse em conhecer os pontos turísticos e saber mais sobre essa nossa grande riqueza a pedra Ametista."
Lidiane dos Santos - Camila Patzer - mães de alunos | responsável
Pergunta Exploratória
O que faz com que os turistas venham à este local?
Expedição Investigativa
Os alunos primeiramente visitaram o restaurante subterrâneo que é feito em uma mina desativada. Ficaram encantados com tudo o que viram, conversaram com as recepcionistas, tiramos fotos e observamos o local. Depois, devidamente equipados entraram no garimpo em atividade e assistiram uma demonstração de como é realizado o trabalho dos garimpeiros. No final agradecemos a recepção e voltamos para a escola. Na escola comentamos o passeio e fizemos desenhos sobre ele.
Objetivos
Valorizar o turismo em nosso município e identificar os fatores que contribuem para atrair os turistas até aqui, realizando visitas aos lugares turísticos.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professora, coordenadora pedagógica, comunidade escolar e proprietários, guias dos locais turísticos, Secretaria do Turismo.
Articulação com o currículo
- Ler, cantar e interpretar oralmente a música Lá vai o trem. Produzir frases sobre a música cantada.\n- Realizar o passeio no Trenzinho das Pedras para observar a natureza e as belezas do município.\n- Pesquisar na internet sobre a boa alimentação que pode ser oferecida durante o passeio de trem e fazer um cardápio.\n- Observar fotos de lugares do município e analisar as mudanças ocorridas ao longo do tempo. O antigo e o moderno.Observar e identificar as Figuras Geométricas Planas que lembram os lugares turísticos do município. \n- Verificar a leitura das horas, de acordo com o tempo de saída, duração e fim da viagem.\n- Reconhecer cédulas e moedas do sistema financeiro, verificando o valor pago pelo passeio de trem.\n- Contar as Unidades de Tempo: dia, semana e mês, de acordo com a data do passeio.\n- listar os Valores Morais necessários para se conviver e ser um bom turista.\nIdentificar as profissões das pessoas envolvidas nesta atividade, desde a escola até o fim do passeio.