Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Eu, pequeno turista em Ametista do Sul. Eu achei o projeto muito interessante, porque aprendi sobre as pedras Ametistas e também sobre o turismo. Eu gostei muito de passear na Pirâmide, no Belvedere Mina, na Igreja Matriz, no Garimpo em Atividade e no Hotel das Pedras.\n- Visitar os lugares turísticos é bem legal! No Museu pedras gigantes, no Shopping das Pedras tem muitas joias lindas, arvorezinhas e bojos de pedras Ametista e outras como Citrino, Ágata e Quartzo Rosa. Adorei o Belvedere tem água escorrendo e os peixinhos que moram dentro das pedras.
Letícia de Moraes - Tais dos Santos de Oliveira | aluno(a)
Achei muito interessante o projeto, pois assim valorizamos o nosso município, a nossa cultura e a nossa maior riqueza que é a pedra Ametista e agora a atividade turística. Atraindo turista até o nosso município poderemos mostrar nossos valores. Meu filho está se interessando em aprender mais este assunto, pois participa ativamente de todas as atividades que a escola propõe.
Enio Luiz Caxambu | responsável
Pergunta Exploratória

O que faz com que os turistas venham à este local?

Expedição Investigativa

Reunião com a coordenação escolar para escolher o local da expedição.Pedir autorização aos pais para os alunos saírem da escola. Comunicar e explicar aos alunos sobre o local da expedição e a boa pergunta.\n- Expedição: No dia 04/04/2018, os alunos da turma 51 juntamente com os alunos das turmas 41 e 31 e a coordenação pedagógica realizaram um passeio até o Restaurante, hotel e mina Belvedere para realizar a Expedição Investigativa do Projeto Eu, pequeno turista em Ametista do Sul. Os alunos observaram as belezas dos locais, bem como a visitação a mina em atividade, onde puderam participar de uma simulação de explosão para a retirada da pedras Ametista. O passeio foi realizado a pé e com isso tiveram a oportunidade de demonstrar a educação e os bons costumes ao caminharem em uma via pública onde passam pessoas e muitos veículos. Ao voltar para a escola foram feitos comentários.

Objetivos

Conscientizar os alunos da importância do turismo para o crescimento, desenvolvimento e visibilidade do nosso município em nível mundial.

Comunidade de Aprendizagem

Donos e guias turísticos dos lugares à serem visitados, Secretaria do Turismo.

Articulação com o currículo

Dialogar com os alunos sobre como se comportam alguns turistas que vem ao nosso município. Comentar que agora eles também serão turistas e como devem se comportar.Ler o livro da coleção “Boas Maneiras” e depois confeccionar um cartaz com as atitudes que devemos ter em relação as outras pessoas, inclusive os turistas.\n- Produzir em grupos, frases de boas vindas aos turistas e com ela vamos criar placas e expor nos lugares turísticos.\n- Realizar um concurso de desenho entre os alunosCantar o canto” A Pirâmide”, comentar e fazer a interpretação escrita.\n- Construir uma pirâmide de dobraduras, dividi-la de acordo com o que diz na canção e se desenhar fazendo parte dela. Pesquisar na internet sobre a boa energia vinda das pirâmides, das pedras preciosas das Pirâmides do Egito que são consideradas uma das sete maravilhas do mundo antigo. Participar de uma meditação energética dentro da Pirâmide da Praça Central.\nReconhecer as figuras geométricas espaciais (sólidos geométricos).


Ficha Técnica
Escola
EEEM São Gabriel

Turma
4º Ano

Número de alunos
16

Educadores
Marinêz Capra

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ametista do Sul

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE AMETISTA DO SUL

Apoiadores
Famílias e Comunidade em geral

Vejo este projeto como uma oportunidade de conhecer melhor a atividade turística e de sair da sala de aula e aprender sobre os pontos turísticos, pois muitos alunos não conheciam locais turísticos famosos do nosso município. Além disso, o futuro depende das nossas crianças, que tornam-se mais comprometidas e conscientes enquanto cidadãos de que devemos aproveitar bem esta riqueza.

Repercussão na mídia

Compreender o turismo como elemento de desenvolvimento humano, não só como gerador significativo de emprego e renda, mas como um vetor de socialização cultural de ideias e pensamentos que valorizem e respeitem a cultura, a natureza e desenvolvam uma boa hospitalidade aos turistas.