Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Eu, pequeno turista em Ametista do Sul. "Estou gostando do projeto deste ano, pois estamos conhecendo e valorizando o turismo e os lugares famosos do nosso município Ametista do Sul. Também aprendendo a investir e receber bem os turistas que visitam nossa cidade. \n- Gostei muito também das atividades que fizemos com o projeto, os passeios foram muito legais, também participamos do Desfile de 07 de Setembro com Pedras Ametistas nas mãos. Andamos de trenzinho pela cidade igual os turistas.
Aluno - Carlos Daniel Fleck | aluno(a)
Um assunto relevante diante da nossa realidade, onde o turismo vem crescendo e se destacando, tornando mais conhecido nosso município e suas riquezas e novos empregos sendo gerados. Parabéns à escola por trabalhar este assunto.
Pai -Cleber Panegalli | responsável
Pergunta Exploratória

- O que faz com que os turistas venham à este local?

Expedição Investigativa

- Reunião com a coordenação escolar para escolher o local da expedição.\nComunicar e explicar aos alunos sobre o local da expedição e a boa pergunta. Assim realizaram um passeio até o Restaurante, hotel e mina Belvedere para realizar a Expedição Investigativa do Projeto Eu, pequeno turista em Ametista do Sul. Os alunos observaram as belezas dos locais, bem como a visitação a mina em atividade, onde puderam participar de uma simulação de explosão para a retirada da pedras Ametista. O passeio foi realizado a pé e com isso tiveram a oportunidade de demonstrar a educação e os bons costumes ao caminharem em uma via pública onde passam pessoas e muitos veículos. Ao voltar para a escola foram feitos comentários sobre tudo o que vimos, produzido um relatório e foram feitos desenhos do que acharam mais interessante.

Objetivos

Conscientizar os alunos da importância do turismo para o crescimento, desenvolvimento e visibilidade do nosso município em nível mundial.

Comunidade de Aprendizagem

Secretaria do Turismo, Donos e guias turísticos dos lugares à serem visitados.

Articulação com o currículo

Realizar uma pesquisa na internet sobre a história do município. Após construção de um gráfico em forma de uma Linha de Tempo com os principais acontecimentos ocorridos desde a chegada dos primeiros habitantes de nossas terras.\nUsar a Linha de Tempo para cada aluno produzir uma História em Quadrinhos sobre a história do município. Fazer a leitura do texto informativo “O extrativismo mineral em Ametista do Sul”, comentar, responder questionário e fazer um paralelo listando como era a atividade garimpeira e com é hoje, o passado e o presente.\n- Pesquisar na Secretaria do Turismo quando foi a chegada dos primeiros turistas ao município e quais objetivos tinham ao vir aqui.\n- Entrevistar donos de lugares turísticos.Comunicar aos alunos os lugares turísticos que serão visitados: Passeio no Trenzinho das Pedras, Trilha Ecológica e Hotel das Pedras. Participar de uma meditação energética dentro da Pirâmide da Praça Central.Pesquisar na internet sobre a energia vinda das pirâmides.


Ficha Técnica
Escola
EEEM São Gabriel

Turma
5º Ano

Número de alunos
26

Educadores
Magda Ravasio

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ametista do Sul

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE AMETISTA DO SUL

Apoiadores
Famílias e comunidade em geral

O projeto vem de encontro as discussões afim de melhorar o que vem sendo visado e investido ultimamente em nosso município, o turismo. Com ações que envolvem os alunos a conhecer e valorizar o que o município tem a investir e a oferecer, bem como, o acolhimento ao visitante.