Eu, pequeno turista em Ametista do Sul.
“ "Estou gostando do projeto deste ano, pois estamos conhecendo e valorizando o turismo e os lugares famosos do nosso município Ametista do Sul. Também aprendendo a investir e receber bem os turistas que visitam nossa cidade. \n- Gostei muito também das atividades que fizemos com o projeto, os passeios foram muito legais, também participamos do Desfile de 07 de Setembro com Pedras Ametistas nas mãos. Andamos de trenzinho pela cidade igual os turistas.
Aluno - Carlos Daniel Fleck | aluno(a)
“ Um assunto relevante diante da nossa realidade, onde o turismo vem crescendo e se destacando, tornando mais conhecido nosso município e suas riquezas e novos empregos sendo gerados. Parabéns à escola por trabalhar este assunto.
Pai -Cleber Panegalli | responsável
Pergunta Exploratória
- O que faz com que os turistas venham à este local?
Expedição Investigativa
- Reunião com a coordenação escolar para escolher o local da expedição.\nComunicar e explicar aos alunos sobre o local da expedição e a boa pergunta. Assim realizaram um passeio até o Restaurante, hotel e mina Belvedere para realizar a Expedição Investigativa do Projeto Eu, pequeno turista em Ametista do Sul. Os alunos observaram as belezas dos locais, bem como a visitação a mina em atividade, onde puderam participar de uma simulação de explosão para a retirada da pedras Ametista. O passeio foi realizado a pé e com isso tiveram a oportunidade de demonstrar a educação e os bons costumes ao caminharem em uma via pública onde passam pessoas e muitos veículos. Ao voltar para a escola foram feitos comentários sobre tudo o que vimos, produzido um relatório e foram feitos desenhos do que acharam mais interessante.
Objetivos
Conscientizar os alunos da importância do turismo para o crescimento, desenvolvimento e visibilidade do nosso município em nível mundial.
Comunidade de Aprendizagem
Secretaria do Turismo, Donos e guias turísticos dos lugares à serem visitados.
Articulação com o currículo
Realizar uma pesquisa na internet sobre a história do município. Após construção de um gráfico em forma de uma Linha de Tempo com os principais acontecimentos ocorridos desde a chegada dos primeiros habitantes de nossas terras.\nUsar a Linha de Tempo para cada aluno produzir uma História em Quadrinhos sobre a história do município. Fazer a leitura do texto informativo “O extrativismo mineral em Ametista do Sul”, comentar, responder questionário e fazer um paralelo listando como era a atividade garimpeira e com é hoje, o passado e o presente.\n- Pesquisar na Secretaria do Turismo quando foi a chegada dos primeiros turistas ao município e quais objetivos tinham ao vir aqui.\n- Entrevistar donos de lugares turísticos.Comunicar aos alunos os lugares turísticos que serão visitados: Passeio no Trenzinho das Pedras, Trilha Ecológica e Hotel das Pedras. Participar de uma meditação energética dentro da Pirâmide da Praça Central.Pesquisar na internet sobre a energia vinda das pirâmides.