Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Aprender e Brincar é só começar O que mais gostei no projeto foi fazer o carrinho, pedi para meu pai fazer mais um. Foi muito legal porque meu pai o deixou pintar o carrinho
Aluno Miguel Bravo Da Silva | aluno(a)
Vejo a importância da participação dos pais com os filhos nas atividades escolares, acho importante e de grande valia, principalmente a parte de interagir com nossos filhos onde conseguimos resgatar um pouco do que foi a nossa infância e passar para eles não só a parte teórica ou por fotos, mas sim na prática e na participação conjunta em família para a fabricação do brinquedo usado no projeto, onde meu filho se sentiu realizado por ter confeccionado seu próprio brinquedo. Desta forma ele pode aprender a dar mais valor a um brinquedo feito pelas suas próprias mãos e com a família junto, unida, onde um brinquedo comprado não se tem essa mesma emoção e interação familiar. Aprendendo também a reutilizar materiais recicláveis. No encerramento do projeto a alegria foi grande ao mostrar para várias pessoas o brinquedo que eles ajudaram construir.
Raphaela Teixeira Bravo da Silva | responsável
Pergunta Exploratória

O que você mais gosta neste lugar?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada na Praça dos Nordestinos (local de lazer com Parquinho e quadras de esportes) com atividades e brincadeiras realizadas durante o passeio. Ao retornar para o Cmei após a realização da boa pergunta os alunos responderam que o parquinho do Cmei não é legal como o da Praça dos Nordestinos, que gostariam também que o nosso Cmei tivesse vários jogos para brincarem no pátio.

Objetivos

Contribuir com o processo de desenvolvimento psicomotor, cognitivo, social e emocional dos alunos através de jogos de forma lúdica e prazerosa.

Comunidade de Aprendizagem

Familiares e comunidade escolar

Articulação com o currículo

Português: Jogos Pedagógicos que trabalhem a Linguagem oral e escrita, histórias, musicas, construção de jogos, quebra cabeça, coordenação; Matemática: Formas Geométricas, Quantidade, Noção Espacial e Lateralidade; Natureza e Sociedade: Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas e motoras. Educação Física: Noção Espacial, Lateralidade e Expressão Corporal.


Ficha Técnica
Escola
Cmei Professora Maria Zilda Ferreira Barbosa

Diretor
Andréia Dias de Souza Zane

Turma
Infantil 4 e Infantil 5

Número de alunos
160

Educadores
Andréia Ribeiro Guimarães Rangel, Caroline Trindade Martins, Cleusa Aparecida Leoni Vila Real, Edna Aparecida de Mattos Evangelista, Eleni da Silva Furioso, Marlene Flávio Batista, Rosa Maria Polatto Pepece

Estado
Paraná

Município
Goioerê

Cooperativa
SICREDI VALE DO PIQUIRI ABCD PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO GOIOERE

Apoiadores
Sicredi, Secretaria Municipal de Educação e os pais dos alunos

Assessoria Pedagógica
Éder Cordeiro, Norma Frost, Maria Regina Varolo
O Projeto que envolve a expedição vem como um alicerce na nossa prática pedagógica, pois trabalha com atividades primordiais para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e social da criança.
Caroline Trindade Martins | Professor(a)

Repercussão na mídia

Imagens do encerramento do projeto no desfile de 7 de setembro com a participação do alunos desfilando e apresentando os brinquedos construídos pelos pais com a participação deles.
https://www.cidadeportal.com.br/busca/?q=desfile+7+de+setembro