Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

O MUNDO COLORIDO DAS QUATRO ESTAÇÕES Aluna: Manuelle Sayuri
Eu aprendi e estou de acordo com total mudança na preservação da natureza, que tem que haver nas famílias e começar por mim, desenvolver atitudes para a preservação da natureza.
EManuelle Sayuri | aluno(a)
Nos dias atuais vemos que é necessário mudanças em nossa natureza,estilo de vida, mas precisamos mudar rapidamente o nosso jeito de viver, e participei desse projeto junto a turma do 3 ano sobre as estações do ano. Fiquei surpreendido com os relatos dos alunos que falam da total mudança que tem que haver nas famílias e começar por eles, refletirem e desenvolverem atitudes para a preservação da natureza.
MIGUEL GARDINI | responsável
Pergunta Exploratória

Como acontece as quatro estações do ano?

Expedição Investigativa

No dia 24 de Abril, fomos ao planetário para aprendermos como acontece as estações do ano, e curioso que vimos o sol no telescópio e aparece branco, e o monitor nos explica que isto acontece porque há uma mistura de todas as cores do arco-íris e ele fica branco. E que com as estações do ano a terra gira em torno do sol e em alguns países fica frio e outros calor. Aprendemos sobre os climas, ventos e características sobre as estações do ano.

Objetivos

Diferenciar as estações do ano suas características e sua visibilidade para a vida do homem despertando a importância de cada uma em nossa vida, além de embelezar a natureza.

Comunidade de Aprendizagem

Palestras sobre as mudanças de clima nas estações do ano, com a visita no planetário ,vendo o sol no telescópio onde aparece branco, e o monitor nos explica que isto acontece porque há uma mistura de todas as cores do arco-íris e ele fica branco. E que com as estações do ano a terra gira em torno do sol e em alguns países fica frio e outros calor. Aprendemos sobre os climas, ventos e características sobre as estações do ano.

Articulação com o currículo

Em LínguaPortuguesa- Houve conversa informal sobre o tema, histórias e textos.
Ciências – Identificação das estações e tempo e que acontecem com cada uma. As características das estações do ano.
Geografia- As estações do ano e seus respectivos tipos de climas, filme enfocado ao tema abordado.
Arte - cores primárias através de pintura e gravura das estações do ano.
História-movimentos da terra responsáveis pelas estações do ano.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA CARLOS AUGUSTO GUIMARÃES.ENSINO FUNDAMENTAL

Turma
3º ANO MATUTINO

Número de alunos
30

Educadores
LUCINÉIA DE CARVALHO CARDOSO

Estado
Paraná

Município
Ibiporã

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO IBIPORA

Apoiadores
MIGUEL GARDINI
Monitor- FÁBIO

Os alunos foram bastante participativos, relatando experiências e atividades relacionadas ao tema.
O empenho de todos em sala foi dinâmico, pois todos entenderam a importância do programa e do tema trabalhado. As dinâmicas, aulas teóricas e práticas, além de vivências, atitudes, valores,cooperação e cidadania foram essencial para que juntos pudéssemos atingir o objetivo do nosso tema dentro do programa “ União Faz a Vida”.
A escola teve um grande envolvimento para que o Programa incorporasse esses princípios ao seu cotidiano, pois se acredita que a apropriação de novas posturas e atitudes só ocorre quando elas são vivenciadas no dia-a-dia.
O que acreditamos é que as ações cooperativas possam ajudar a constituir ambientes educacionais democráticos, capazes de formar pessoas autônomas para decidirem o seu destino pessoal e coletivo.
LUCINÉIA DE CARVALHO CARDOSO | Professor(a)