Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Vermicompostagem: Uma fábrica caseira de húmus Eu acho que este projeto é muito bom porque aprendemos a fazer um excelente adubo para nossas verduras e saladas. O projeto minhocário é muito importante porque eu aprendi fazer humos, são muito importante para colocarmos nas verduras que nós plantamos, humos que produzido com restos de resíduos de frutas, verduras e colocamos minhocas californianas que é as minhocas vermelhas. O minhocário foi um projeto muito bom, aprendemos como reaproveitar restos de resíduos que não são ácidos e com sal, que produz adubo rico em nutrientes. Aprendi a importância da reciclagem de restos orgânicos onde iriam tudo para o lixo, e que pode ser feito nas cidades também.
Aluno 1 | aluno(a)
Meu filho veio com ideias de montar um minhocário e montar uma horta em casa para reaproveitar os resíduos que estavam sendo jogados no lixo.\nNos contou que estavam montando um minhocário, onde aproveitavam os restos da escola, trabalho que vem conscientizando para ter uma consciência de cuidar do meio ambiente e a reutilização adequada dos restos produzidos em suas casas.\nMeu filho nos mostrou a importância da reciclagem e a qualidade de um bom adubo rico em nutrientes, a importância das minhocas na produção de adubo.
Pai 1 | responsável
Pergunta Exploratória

Qual o processo de decomposição que é feito pelas minhocas na vemicomposteira?

Expedição Investigativa

Os alunos fizeram uma visita aos redores da escola, em lavouras e a própria horta escolar para observar a qualidade do solo e sua produtividade, onde ande em alguns momento observaram solos com baixa propriedade e qualidade nutritiva, na qual observaram a necessidade de continuar com o projeto para levar para suas casas, onde aprendem também o reaproveitamento dos resíduos gerados em suas casas,u m processo de conscientização para termos gerações com ideias novas e um planeta mais limpo.

Objetivos

Pesquisar a transformação de materiais orgânicos em húmus, através da minhoca vermelha da Califórnia.

Comunidade de Aprendizagem

Emater.

Articulação com o currículo

Ciências: Reações químicas (processo de decomposição dos resíduos), Fenômenos químicos: Matéria e mistura; Matemática: Medidas (Perímetro e área), gráficos e análises, geometria, proporção; Português: Produção textual; Artes: Criação de maquete.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Marcílio Dias

Diretor
Silvane Piffer

Turma
9º Ano

Número de alunos
5

Educadores
José Leandro Matte

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tenente Portela

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TENENTE PORTELA

Apoiadores
EMATER, Prefeitura Municipal Tenente Portela, Sicredi

Assessoria Pedagógica
UCEFF Itapiranga
Nos ensina como utilizar nossos restos de resíduos orgânicos na nossa casa e sim na escola, o uso correto para termos um bom adubo orgânico rico em propriedades nutritivas. Mostra uma realidade que existe, uma grande quantidade de resíduos orgânico que podem ser aproveitados se soubermos usar, pois tudo é jogado fora onde tem um grande poder nutritivo para nossas plantas.
Professor 1 | Professor(a)