Resgate das Cantigas de Roda e Brincadeiras Antigas.
“ Achei muito importante levar a criança a sentir interesse e ter gosto pelas brincadeiras de grupo, interação, amizades, atividades físicas; diminuindo o tempo de uso dos brinquedos tecnológicos, levando-as a ter uma melhor qualidade de vida.
Lucimar Beraldo. | responsável
Pergunta Exploratória
Do que você brincava quando era criança?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigava foi realizada no posto de saúde ao lado da Escola Municipal Lucinéia Ricardo Braciforte no período matutino e no período vespertino na rodoviária municipal, para a troca de informações com pessoas de mais idade e com mais experiências de vida.
Objetivos
Resgatar a importância do brincar com outras crianças, o lúdico, as atividades físicas e a interação participativa. Pesquisar sobre as diferentes cantigas de roda que existem. Ampliar o repertório musical e de outras brincadeiras de roda. Resgatar as brincadeiras mais antigas.
Comunidade de Aprendizagem
Para realizar esse projeto, houve a participação da equipe pedagógica, equipe de apoio, as estagiárias, às famílias que colaboraram na participação nos momentos de troca de ideias e as pessoas da comunidade que se sentiram interessadas e felizes em participar.
Articulação com o currículo
Português: Gênero textual (cantigas de rodas) ilustrações, contar e recontar histórias, vogais, encontros vocálicos, consoantes, palavras e diferentes linguagens.
Matemática: Lateralidade, cooperação, domínio gradual dos movimentos corporais atividades em grupo, sequência numérica, contagem, formação de conjuntos, adição e subtração, dezena – meia e dúzia - meia.
História e geografia: Diferentes manifestações culturais (cantigas de roda), valores culturais, vivência em sociedade, família, escola, cidade, estado, país.
Arte: Criações artísticas (representação de histórias, músicas, brincadeiras), leitura de imagens, gêneros musicais e os cincos sentidos.