Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Verdades e Mentiras da profissão De Policial Com o projeto aprendemos valorizar não somente a profissão de policial mas todas elas. Foi uma experiência incrível que nos ajudou a superar o medo que ás vezes sentimentos dessa profissão.
Isabella Camargo do Carmo | aluno(a)
Esse projeto desenvolveu em meu filho a vontade de ser policial, pois ele não falava de outro assunto em casa.
João Santos Belisário | responsável
Pergunta Exploratória

Quais são as verdades e mentiras da profissão de policial?

Expedição Investigativa

Realizamos nossa expedição investigativa, no 5º Batalhão da Polícia Militar de Ibiporã, para que as crianças pudessem conhecer o ambiente de trabalho dos policiais. A visita foi muito emocionante e muito agradável, os policiais estavam nos esperando com viaturas com as sirenes ligadas, as crianças puderem entrar nas viaturas, tiraram fotos e conversaram com os policiais, realizaram muitos questionamentos em relação à apreensão de veículos e abordagem à pessoas suspeitas, conversamos sobre o que significa ser um policial.

Objetivos

Aproximar pais, alunos e escola da profissão policial, para que o mesmo seja valorizado pela comunidade.

Comunidade de Aprendizagem

Recebemos na nossa sala a Senhora Edimara, como o nosso tema Verdades e Mentiras da profissão de policial. Durante a conversa os alunos fizeram bastante questionamentos sobre o que ocorreu durante a sua vida na polícia, pois agora ela já se aposentou.\n Foi muito produtivo a conversa e a demonstração de amor que a nossa policial, nós até cantamos a paródia para ela.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: Oralidade, Leitura, Escrita e Ortografia; Matemática: Medidas de tempo; Medidas de valor; Situações problemas; Números ordinais; Adição e Subtração\nHistória: O imaginário e o cotidiano da vida ; Relação do cotidiano dos diferentes grupos no município ontem e hoje.; Acontecimentos da vida; Aspectos do município: ontem e hoje\nGeografia: A superfície terrestre ; O meio ambiente em que vivemos; As relações entre os meios urbanos e rurais; A interdependência entre o município do aluno e outros municípios;\nCiências: Animais e Ecossistema; Animais e saúde; Cadeia alimentar.


Ficha Técnica
Escola
C.E.M. Professora Vera Lucia Pansardi CasaGRANDE

Diretor
Lourdes Marcelino

Turma
4º ano

Número de alunos
25

Educadores
Josilaine Amancio Corcóvia

Estado
Paraná

Município
Ibiporã

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO IBIPORA

Apoiadores
5º Batalhão da Polícia Militar\nPolicial Edimara

Com o projeto, as crianças aprenderam muito e eu também, pois muitas desmitificaram a imagem de policial como repressor e deram um caráter mais afetivo a essa figura tão ilustre. O trabalho foi árduo sendo realizado de fevereiro a maio e configurou grandes aprendizados acerca das “verdades e mentiras” dessa profissão tão honrada, sendo a mais gratificante a perda do medo da “figura policial”. Foi importante também perceber que não é porque alguns acontecimentos não são considerados crimes no ambiente escolar que não devem ser encarados como um problema: ao contrário, eles precisam ser solucionados porque são a principal causa desse sentimento difuso de insegurança e que ao invés de se entender o muro da escola como uma barreira intransponível à presença policial, o desafio está em estabelecer canais de comunicação para que os diversos sujeitos possam coordenar suas competências.
Josilaine Amancio Corcóvia | Professor(a)