Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

O sítio do Berçário III
Pergunta Exploratória

Quais animais identifico? Que som eles fazem?

Expedição Investigativa

A nossa expedição investigativa foi realizada em forma de um passeio no interior, na casa dos avôs do nosso aluno Arthur.\nComeçamos o passeio com uma grande alegria no rosto das crianças, quando as mesmas avistaram o micro-ônibus. No caminho, a cada momento que as crianças visualizam animais pastando nos potreiros, vibravam de euforia.\nAo chegarmos lá, saíram a correr atrás das galinhas, muitos deles se encantaram pelos porcos, outros pelo lago de peixes. Mas o encantamento mesmo das crianças foi quando puderam tirar sua própria fruta do pé de árvore para saborear. O nosso passeio terminou com os objetivos atingidos, digno de quem amou o campo.

Objetivos

Estimular o desenvolvimento da linguagem, da socialização e da afetividade através dos animais.

Comunidade de Aprendizagem

Famílias

Articulação com o currículo

Linguagem oral, Linguagem espaço temporal, Linguagem plástico-visual, Linguagem sonoro-musical, Linguagem gestual-corporal, Linguagem do jogo simbólico, Linguagem visual e verbal, Linguagem lógico-matemática, Linguagem da natureza, Linguagem culinária, Linguagem da alimentação, Linguagem da higiene, Linguagem do sono, Linguagem dos cuidados, sentimentos e afetos, Linguagem escrita, Linguagem da acolhida e da despedida


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Descobrindo o Saber

Diretor
Andreia Regina Trindade

Turma
Berçário III

Número de alunos
14

Educadores
Margarete Gunsch, Priscila Carvalho da Costa, Ana Carolina Geleski, Naiane do Amaral Carvalho e Cidriana Malgarin

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tenente Portela

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TENENTE PORTELA

Apoiadores
Famílias

Assessoria Pedagógica
UCEFF Itapiranga
O Projeto “O Sítio do Berçário III” teve como objetivo principal estimular o desenvolvimento da linguagem, da socialização e da afetividade através dos animais. Durante a expedição investigativa pudemos perceber a alegria das crianças ao jogarem milho para as galinhas, observarem os porcos, darem comida para os peixes, tirarem frutas das árvores. Esse passeio foi muito divertido, as crianças amaram visitar esse lugar.\nAs atividades desenvolvidas em sala de aula cooperaram muito para o desenvolvimento da linguagem, da criatividade e da imaginação das crianças. Trabalhamos com histórias infantis, atividades com tinta, filmes, brincadeiras e cantinhos. A participação das famílias foi de extrema relevância, confeccionamos um livro com fotos e relatos dos alunos com seus bichinhos de estimação.
Priscila | Professor(a)