Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Cores e Formas na Educação Infantil Eu achei o projeto cores e formas foi muito legal, por que nós aprendemos que cada arte tem o seu jeito, que as professoras vão ensinando e as crianças vão aprendendo.
Caroline Vitória | responsável
Pergunta Exploratória

O que é preciso para ser um artista?

Expedição Investigativa

Na Casa de Arte do artista Henrique Aragão, neste município; onde os alunos foram bem recepcionados pela Camila (guia). Durante o trajeto foi possível visualizar e apreciar algumas obras de arte, pois, muitas delas se encontram espalhadas pela cidade valorizando ainda mais o nosso município. Nos foi mostrado também um vídeo onde contava um pouquinho da historia do artista.

Objetivos

Adquirir conhecimento, explorando cores e formas de maneira enriquecedora, despertando a capacidade de criar, moldar diversos tipos de materiais.

Comunidade de Aprendizagem

Foi realizado no próprio CMEI, durante a realização do dia da família, onde houve a participação dos pais na criação de obras de arte utilizando argila e os alunos foram os ajudantes dos próprios pais. Foi uma tarde bem produtiva, pois os pais também puderam conhecer sobre artistas diversos e suas obras.

Articulação com o currículo

Em língua portuguesa: (reprodução de texto, interpretação de cenas com figuras sequenciadas).\nEm matemática: (registrar quantidades através de desenhos)\nArte: (ilustrações, releitura de obras, dobradura, mosaicas.)\nRecreação e movimento: linguagem corporal (cantigas de roda, mímicas, expressividade).\nCiências: seres vivos, animais domésticos, selvagens e alimentação.\nHistória: profissões, setores e diversos artistas e suas obras.


Ficha Técnica
Escola
C.M.E.I. Padre Cláudio Romano

Diretor
Matilde Santos da Silva

Turma
Pré II B

Número de alunos
21

Educadores
Claudete da Silva e Mauricéia Santos Soares

Estado
Paraná

Município
Ibiporã

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO IBIPORA

Apoiadores
Prefeitura Municipal de Ibiporã\nSecretaria Municipal de Educação

O desenvolvimento do projeto contribuiu para despertar no aluno o desejo de desenvolver suas próprias criações e ainda contribuiu para valorizar o trabalho do outro e a importância do espírito cooperativo ao desenvolver o trabalho em equipe. Este trabalho contribuiu também para o enriquecimento do conhecimento pessoal e intelectual dos nossos alunos.
Claudete da Silva | Professor(a)