Classificação:
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A ovelha Eu aprendi que as ovelhas crescem dentro da barriga da mãe. Ela comem milho, capim, ração e cereal e quando elas nascem mamam o leite da mãe. Elas têm medo de trovão e correm para se proteger. O carneiro pode até matar um boi e outo carneiro com cabeçada. Elas ficam gordas quando estão grávidas. O que mais gostei foi de saber que as ovelhas têm medo de barulhos.
Mikaelly de Brito França | aluno(a)
Em nossa conversa Maysa me explicou que foram até a chácara conhecer ovelhas. Contou-me que as ovelhas se alimentam de milho, capim... Disse também que quando a ovelha está “grávida” fica um pouco gorda e que o bebê ovelha sai por onde elas fazem xixi (palavras dela). Maysa também lembrou-se que as ovelhas nascem com pouco pelos (lã) e quando crescem ficam mais peludas. Falou que as ovelhinhas gostavam de tomar leite. Disse que os pelos (lã) da ovelha era importantes para fazer roupa.
Mayres da Silva Araújo (mãe da Maysa) | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos conhecer a história e observar tudo o que ela nos ensina?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada através da História MARIA VAI COM AS OUTRAS.

Objetivos

Despertar o gosto pela leitura e a autonomia diante dos diferentes gêneros textuais, de forma a reconhecê-los em suas características e interpretá-los com fluência.

Comunidade de Aprendizagem

Giancarlos Rieger – Veterinário

Articulação com o currículo

A proposta curricular no processo de alfabetização enfatiza a garantia das habilidades de leitura, escrita, interpretação e resolução de diferentes situações cotidianas. Com este entendimento e, com a preocupação de garantir o letramento das crianças mediante a apropriação das competências inerentes a fase, o projeto contemplou a exploração da narrativa, partindo do campo da linguagem para dinamizar a aprendizagem das habilidades mencionadas e dos valores presentes na retórica da história. Com foco na expedição e, com a percepção sobre os elementos integrantes do texto as crianças escolheram A OVELHA como tema do projeto e, em parceria com a comunidade de aprendizagem aprenderam sobre o tema. Assim, compreenderam como as ovelhas vivem, do que se alimentam, como nascem, quais suas características, quanto tempo vivem, como interagem com o ambiente e, do que necessitam para viver, entre outras questões que circularam os diálogos na turma.\nAssim linguagem e ciências dialogaram.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

De forma democrática o processo assemblear ocorreu na turma e a escolha do tema fomentou a prática do diálogo e da participação de todos em outras situações do cotidiano da turma.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Germano Nazaretti

Diretor
Odirlei Pereira da Silva

Turma
1 ano F

Número de alunos
19

Educadores
Eleida Maria da Silva Fronza

Estado
Mato Grosso

Município
Campos de Júlio

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMPOS DE JULIO

Apoiadores
Lucicleia Ribeiro Batista

Assessoria Pedagógica
Ms Jussara Cristina Mayer Ceron
Desenvolver o projeto, de início foi um desafio, mas no decorrer do processo houve bastante aprendizado, tanto dos alunos quanto de minha parte. Considero que o resultado final foi positivo, principalmente quando os alunos relatam o que aprenderam e também porque me fez refletir e ver que sair do espaço escolar não é tão difícil e perigoso, e que o prazer e o aprendizado com essas vivências são mais recompensadoras.
Eleida Maria da Silva Fronza | Professor(a)