OS ANIMAIS
“ A Walentina chegou em casa toda feliz com seu o seu passeio, contando que tinha pegado um o coelhinho no colo e até me pediu um. Contou ainda que viu um monte de animais, viu galinhas, pintinhos, porcos, cachorros e vacas. Também disse que gostou de balançar no balanço da tia. Ficou muito encantada com tudo! Parabéns professoras pela iniciativa do Projeto pois, para as crianças o animal tem uma importante finalidade na qual se aprende conceitos sobre eles, como: Responsabilidade, cuidado, amor e carinho.
PATRÍCIA MARTINAZZO | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que chama atenção das crianças ao manusearem a caixa de jogos?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa ocorreu através da observação das crianças manuseando a caixa de jogos.
Objetivos
Estabelecer contato com diferentes objetos, manipulando-os e utilizando-os em diferentes situações interativas com os pares.
Comunidade de Aprendizagem
Ione Salapata
Articulação com o currículo
A proposta curricular foi articulada pelas educadoras de forma lúdica e participativa, estimulando o protagonismo das crianças e suas expressividades de formas variadas. Ao conhecerem e explorarem a caixa com jogos diversos as crianças comunicaram seus sentimentos, seus saberes e suas curiosidades e, dentre o que mais chamou a atenção foram os animais ilustrados nos jogos. Com o tema, as crianças conheceram espaços e estabeleceram contato com a realidade de um ambiente rico em elementos e movimentos. O projeto animais mobilizou as crianças, os educadores, as famílias e a comunidade e, a aprendizagem das crianças se edificou de forma ativa nas diversas situações das quais as crianças participam.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
De forma participativa e democrática o projeto foi desenvolvido.