O PATO
“ Pra nós é uma alegria receber essa criançada aqui na chácara, fico muito feliz quando chegam o pessoal da escola, tenho um prazer em mostrar tudo pra vocês, fiquem a vontade. E foi nos mostrando tudo pela chácara.
Odorildo ( Caseiro ) | aluno(a)
“ Foi bem gratificante pra nós, perceber a alegria de Yasmin, pois ela relatou o quanto ela gostou do passeio na chácara. Ela voltou pra casa muito empolgada fazendo os sons dos animaizinhos e contou que tinha visto o gatinho dormindo, viu a vaca um monte de bicho, a mãe estava admirada e encantada com sua filha pelas coisas que contava pra ela.
Branca ( mãe de Yasmin) | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que chama atenção nas crianças ao assistirem o vídeo?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através da observação das crianças assistindo o vídeo LÁ VEM O PATO.
Objetivos
Desenvolver diferentes movimentos e representá-los nas situações pedagógicas e interativas com os pares.
Comunidade de Aprendizagem
Senhor Odorildo
Articulação com o currículo
As práticas pedagógicas orientadas, estimuladas e realizadas na Educação Infantil permitem a construção de sentidos para a criança enquanto ser histórico e social e para o coletivo, enquanto organização produtiva de cultura. Com este entendimento de prática e, com a preocupação de garantir os direitos de aprendizagens para as crianças o vídeo foi apresentado, e, com ele, O PATO, se tornou o motivo de risos, interesses, interações e ações individuais e coletivas. Com o projeto, o Currículo se constituiu em um conjunto de experiencias significativas e as crianças passaram a protagonizar as atividades, exercitando a fala, o registro e a convivência com os pares. Com o projeto, os saberes cotidianos conversaram com os campos de experiência e os direitos de conhecer, brincar, expressar e interagir foram oportunizados as crianças e levados para os lares das mesmas, por meio dos relações e das marcas produzidas em forma de diálogo e registro.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O Processo Assemblear aconteceu de forma interativa, a partir das expressões reveladas pelas crianças no contato com o vídeo.