Classificação:
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O JACARÉ Meu neto chegava em casa falando que tinha visto o jacaré na lagoa, que o jacaré come peixe, que a professora contou história e que o jacaré morde. A avó também relatou que o aluno gostou muito do projeto, pois cada semana chegava em casa relatando um novo aprendizado.
Maura | responsável
Pergunta Exploratória

O que chama atenção das crianças ao observarem o vídeo?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa ocorreu através da observação das crianças ao assistirem o vídeo _ Boneco de Lata, quando as mesmas demonstraram suas percepções e interesses para com os elementos presentes no vídeo.

Objetivos

Identificar os elementos presentes na leitura audiovisual, comunicando-as de diferentes maneiras para os pares.

Comunidade de Aprendizagem

Foi um enorme prazer, experiência inexplicável, parabéns pelo projeto, eu já possuía uma extinta admiração por educadores de serie iniciais, mas, com essa experiência me da à conclusão de que existem heroínas sem capa. Parabéns pelo profissionalismo e pelo Dom que Deus concedeu, estarei a disposição sempre que precisar.

Bernardo Kringl _ Biólogo

Articulação com o currículo

O universo infantil é repleto de possibilidades de desenvolvimento, descobertas, aprendizagens e sentidos de ser. Com riqueza em detalhes e em expressões as práticas cotidianas suscitam olhares, movimentos e interações, permitindo aprendizagens efetivas. Com este entendimento a proposta curricular foi articulada e, com foco no reconhecimento dos elementos presentes na expedição o projeto foi iniciado e, com o desenvolvimento das marcas protagonísticas das crianças o JACARÉ tornou-se a atração principal dos encontros pedagógicos. No contato com o vídeo as crianças identificaram pessoas, objetos e animais e, o elemento de destaque, por seu movimento levou as crianças a quererem saber sobre as seguintes questões: Como é a vida do jacaré? O jacaré tem família? Como é a boca do jacaré? Como é o corpo do jacaré? Estas e perguntas nortearam a dinâmica das ações pedagógicas e, foram dialogadas pela comunidade de aprendizagem com muito entusiasmo e conhecimento.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O Processo Assemblear ocorreu de forma participativa, onde as crianças evidenciaram seus interesses e estes constituíram o tema do projeto.

Ficha Técnica
Escola
CRECHE MUNICIPAL IGNÊZ BRESOLIN GIONGO

Diretor
Jane Regina Pizze Celso

Turma
MATERNAL I C

Número de alunos
14

Educadores
DAYANE MIRANDA ROMEIRA \nSIRLENE F. GRAVA

Estado
Mato Grosso

Município
Campos de Júlio

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMPOS DE JULIO

Apoiadores
Ione Salapata

Assessoria Pedagógica
Ms Jussara Cristina Mayer Ceron
Observamos que as crianças se interessaram muito e participaram ativamente de todas as atividades ao longo do desenvolvimento do projeto percebemos que as crianças adquiriram conhecimento sobre as duvidas levantadas no início, pois as mesmas reproduziam e respondiam questões que antes não sabiam.
Dayane Miranda romeira e Sirlene Gomes ferreira Grava | Professor(a)