Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Escola da Diversidade Eu aprendi que todo mundo é especial. Mesmo se você for diferente.
Mariany Gumiero de Paula | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Somos todos iguais?

Expedição Investigativa

No dia 18 de abril fomos à Escola de Educação Básica João XXIII. Ao chegarmos lá, fomos muito bem recebidos pela Vice-diretora da escola, a senhora Rosana de Almeida, logo na entrada vimos a sala dos bebês. Conhecemos toda a estrutura da escola. Havia uma criança sendo atendida naquele momento, observamos pela janela. Meus alunos se encantaram.\nA vice-diretora nos levou até uma sala de reuniões, onde haviam organizado o espaço para nos receber e explicou que nos levaria para visitar sua escola.

Objetivos

Conscientizar os alunos de que todas as pessoas merecem respeito, têm direito à valorização da sua cultura e identidade, e principalmente que é essa diversidade que compõe a nossa sociedade.

Comunidade de Aprendizagem

Os alunos queriam saber porque alguns alunos falavam muito baixo? Então convidamos os alunos do Caesmi à nossa escola a fim de promover a interação entre alunos com surdez e o mundo das libras para o nosso projeto. Foi experiência que trouxe muita contribuição para nossos alunos. Eles foram incríveis.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: Leitura, escrita e oralidade, Matemática: Geometria, noções de medidas, relação entre quantificadores, História: Nosso município, trabalho voluntario, pontos turísticos, Movimento: Expressividade e coordenação motora fina e ampla, Ciências: solo; Geografia: meios de transporte, as modificações do meio ambiente, ambiente escolar; Artes: Ilustrações, Desenho e Pintura; Cartazes; Obras de Arte (apreciação e releitura);Linguagem Plástica.


Ficha Técnica
Escola
Centro Municipal de Educação Infantil Recanto dos Baixinhos

Diretor
Ana Paula Betiati Marques

Turma
Pré II Vespertino

Número de alunos
26

Educadores
Iluã Verônica Siqueira de Moraes e Maria Simone Rosa de Carvalho

Estado
Paraná

Município
Ibiporã

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO IBIPORA

Apoiadores
Prefeitura Municipal de Ibiporã e Secretaria de Educação.

Quando iniciamos esse projeto, não fazia ideia de que quem mais aprenderia com ele seria eu. Em cada atividade desenvolvida, em cada momento vivenciado em sala de aula, eu aprendia com meus alunos, mais do ensinava.
Iluã Verônica Siqueira de Moraes | Professor(a)