Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Descobrindo as texturas O projeto proporcionou momentos divertidos e agradáveis para todos, exigiu dos membros da família um certo esforço em estar diariamente aguando e cuidando da mesma, quando a flor surgiu foi possível perceber a felicidade dele, que cheirou e acariciou a planta, o projeto e enalteceu a importância de estar realizando atividades como estas para o aprendizado das crianças.
Geliane Filipiak | responsável
Pergunta Exploratória

Quais as diferentes texturas podem ser trabalhadas no berçário, para tornar mais concreto o aprendizado do mundo que os rodeia?

Expedição Investigativa

Durante a expedição percebemos a necessidade de oportunizar as crianças do berçário sentirem texturas de solos e sementes cultivadas na nossa região. Pois sabe-se que é comum trabalhar sempre as mesmas texturas no berçário, e por fazermos parte de uma cidade agrícola instalou-se a vontade de oportunizar diferentes tipos de solos e sementes cultivadas em nossa região.

Objetivos

O projeto tem por objetivo aguçar os sentidos dos alunos com sensações diferentes das quais o mesmos estão habituados, buscando vivenciar a aprendizagem de forma significativa, e um desenvolvimento progressivo do aluno, levando-o a fazer ligações da aprendizagem com a comunidade a qual ele faz parte, ampliando assim o conhecimento do ambiente que o rodeia.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, pais e professores.

Articulação com o currículo

Linguagem sonoro-musical; Linguagem plástico –visual; Linguagem visual e verbal; linguagem da natureza; Linguagem da alimentação: Linguagem da natureza;


Ficha Técnica
Escola
CMEI Girassol

Diretor
Aide Mari Pasqualotto

Turma
Berçário B

Número de alunos
22

Educadores
Daiane David Loeser; Simone Dobner; Thaís Rodrigues; Letícia Bartz

Estado
Paraná

Município
Palotina

Cooperativa
SICREDI VALE DO PIQUIRI ABCD PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO PALOTINA

Apoiadores
UFPR Setor Palotina

Assessoria Pedagógica
Norma Frost, Maria Regina Varolo
Foi possível perceber a curiosidade dos alunos em estarem recebendo estímulos diferenciados e demonstraram prazer nos momentos de contato com os solos e sementes. Observou-se também a satisfação das famílias em poder compartilhar as flores que se desenvolveram para deixar mais bonita nossa sala de aula.
Daiane David Loeser | Professor(a)

Repercussão na mídia

O vídeo com a história "Família do Berçário" foi realizado com a participação das famílias e utilizado no encerramento do projeto "Descobrindo as texturas".
https://www.facebook.com/day.loeser/videos/2381184835255394/