Água que brota da terra
“ Eu aprendi que o trovão tem que falar já (trovejar), aí a chuva cai e vai pro rio.
Anna Sophia Santana da Silva | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Como é a água deste lugar?
Expedição Investigativa
Visitamos uma nascente de água na estrada Serrinha.\nEm um primeiro momento, foi realizada uma roda de conversa com os alunos, para explicar como se daria este passeio.\nOs alunos viram a mina e seguiram o caminho da água até o rio. Tocaram nas pedras e molharam as mãos para sentir a temperatura das águas que brotavam. Por fim passamos caminhando sobre a ponte e paramos para observar as corredeiras e ouvir o som do rio.
Objetivos
Ajudar na conscientização dos alunos em relação a preservação da água e a importância que ela tem na vida das plantas, animais e na nossa. Bem como alertá-los sobre os problemas da poluição e a escassez da água.
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade de aprendizagem foi realizada com a equipe de limpeza do CMEI-Cristopher, Ingrid Lopes da Cunha e Kátia Bósio, onde foi falado sobre o uso consciente da água durante as atividades da rotina de limpeza escolar e como evitar o desperdício na escola e fora dela.
Articulação com o currículo
Português: textos diferenciados, vídeos e ilustrações;\nMatemática: classificação e seriação;\nArtes visuais: recortes, pintura e colagem;\nMusicalidade: sons, instrumentos musicais e gestual;\nCiências: culinária, plantio, refração da luz (como formar um arco íris com mangueira de jardim;\nHistória: cantigas e cultura indígena;\nGeografia: expedição investigativa;\nEducação física: esquema corporal, lateralidade, conceitos espaciais, dinâmica dos balões e atividades.