Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O que tem valor, o dinheiro não compra.
Pergunta Exploratória

O que as pessoas fazem neste local?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada na Cooperativa Sicredi, agência de Altônia-Pr.

Objetivos

Perceber a utilidade do dinheiro reconhecendo os valores humanos, descobrindo que o que realmente importa na vida são as coisas simples que o dinheiro não compra.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, funcionários, pais e comunidade.

Articulação com o currículo

Conhecimento de Mundo: O que as pessoas fazem neste local? Por que as pessoas trabalham? O que podemos comprar com o dinheiro? O que não podemos comprar com o dinheiro? Como podemos ajudar o próximo? E os animais que vivem nas ruas? Trocas de conhecimentos em rodas de conversa. Linguagem Oral e Escrita: Uso da linguagem oral e escrita para interação, investigação, leitura de imagens e versos, contagem de histórias, e escrita de cartas. Arte: Desenhos; Confecção de dinheiro; Recorte e colagem de embalagens; Confecção do correio do afeto; Desenho do amigo usando sua silhueta; Confecção de coração com a cor do amor; Confecção de cartazes de conscientização e cofrinhos beneficentes para os animais de rua; Movimento: Dinâmicas, brincadeiras e encenações. Relações Matemáticas: Classificação de embalagens; Brincadeira de Mercadinho. Natureza e Sociedade: Passeio na cooperativa Sicredi; Arrecadação de doações para a Associação de proteção animal de Altônia "Focinhos e Bigodes".


Ficha Técnica
Escola
CMEI- Cleudenice Merchi Bonfim

Diretor
Maria de Lourdes Freitas

Turma
Pré 5 C

Número de alunos
16

Educadores
Gabriela Ribeiro Ferrarini

Estado
Paraná

Município
Altônia

Cooperativa
SICREDI VALE DO PIQUIRI ABCD PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO ALTONIA

Apoiadores
Cheila Gomes, Marcos Augusto Krewer

Assessoria Pedagógica
Norma Frost, Eder Cordeiro, Maria Regina Varolo
Trabalhar com esse projeto foi muito importante para mim, pois eu pude abordar temas que não são enfatizados nos materiais pedagógicos. Ao final percebi que as crianças tem o poder de conscientizar os adultos com simples falas ou ações, ou seja, ajudamos muito fazendo pouco.
Gabriela Ribeiro Ferrarini | Professor(a)