Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

"A Magia de ler e contar histórias." "Gostei muito quando nós duas começamos a desenhar e minha vó desenhou a Laíca, minha cachorra". (Laís)\n"Me lembro bem quando o "Vete" falou que temos que respeitar os mais velhos e dizer bom dia quando encontramos alguém na rua". (Augusto)\n"Quando sentirmos medo temos que rezar pra passar. Ele disse que ia descalço na escola, a merenda que levavam repartiam com a professora". (Giovana)\n" Eu Gostei porque a minha vó veio na escola o me ajudou a pintar".
Alunos do Pré A e B | aluno(a)
"Eu gostei muito de poder ajudar para que este trabalho acontecesse, a valorização dos avós na participação da vida escolar dos netos, sendo que quando os filhos iam na escola, não tínhamos estas oportunidades, foi maravilhoso participar".
Terezinha Zanella Ceratti - Avó | responsável
Pergunta Exploratória

O que você aprendeu com a Vovó(ô)?

Expedição Investigativa

O Sr° Silvestre Forquesato, chamado de Vete, foi convidado para participar de uma roda de conversa na biblioteca pública, as crianças com suas professoras também dirigiram-se até lá, os pequenos demonstraram muita curiosidade quando o Srº Vete relatava sobre as lendas e as visagens que eram contadas, histórias assustadoras nas quais eles ficavam apavorados, quando crianças. As crianças questionavam sobre infância dele, entre uma história e outra cantava e tocava violão com as canções antigas, assim tiveram uma manhã muito agradável e de muito aprendizado.\nAlgumas turmas realizaram uma visita na casa da vó Nair, onde ela relatou como foi sua infância, a vida escolar, as dificuldades e alegrias, os pequenos demonstraram muita curiosidade e interesse em ouvir os relatos. Pode-se concluir que as histórias despertam muita curiosidade e concentração nas crianças.

Objetivos

Proporcionar momentos de leitura e contos para as crianças, visando formar futuros leitores, aproximando-os do universo escrito, lúdico e das fantasias.

Comunidade de Aprendizagem

Famílias, avós, palestrantes, Funcionários do SESC, Comunidade em Geral

Articulação com o currículo

Será feita a contação da história “Um amor de Família”, do autor Ziraldo, onde as crianças poderão perceber que o amor de família se concretiza com as pessoas com quem convivem, tios, primos, etc....Será Convidado um avô(ó) ou familiar para junto com a criança, desenhar e pintar um retalho. Os retalhos serão costurados, formando uma colcha de retalhos da turma. O objetivo da colcha será para que nas atividades de contação de histórias elas possam sentar, sentindo-se seguras e felizes por saber que alguém da família ajudou a fazer e a pintar a colcha de retalhos. No desfile do dia 7 de setembro os avós serão convidados e desfilarão com seus netos segurando a colcha de retalhos. \nSerá organizado no espaço escolar um ambiente para convidar uma avó(ô) para contar como eram as músicas na sua infância e cantar algumas canções com as crianças.\nPalestra para os pais, para envolver as famílias afim de trabalhar os valores e a importância que os pais tem na educação de seus filhos.


Ficha Técnica
Escola
EMEI Riscos e Rabiscos

Turma
Pré A Pré B

Número de alunos
170

Educadores
Rosane Grana - \nRosane Maria Faenello da Rosa -\nMiriam Pazini -\nMaria Colussi Lopes dos Santos -\nLourdes Vivan Novello - \n Nilza Lucietto -\nDeise Silvia da Rocha -\nElizandra Terezinha Dalbosco

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ametista do Sul

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE AMETISTA DO SUL

Apoiadores
Comunidade em geral

Trabalhar com projetos é algo que além de facilitar o trabalho docente torna a prática pedagógica mais prazerosa. Foi encantador contemplar no semblante das crianças e dos avós a alegria que sentiram ao participar das ações desenvolvidas. O diferencial em 2018 fez-se na valorização do ser humano de forma integral, quando os convidados puderam colocar para os pequenos como foi a sua infância e o quanto o professor é importante na sua missão.

Repercussão na mídia

Depoimento de Pedro Oliveira (Nego Tite), convidado para relatar para as crianças como era sua infância:\n"Pra nós foi motivo de muita alegria, fomos bem recebidos pelas professoras, a "piazadinha" bem educada e atenciosa, tanto que to esperando a visita dessas crianças lá no meu galpão. Todas as escolas deveriam fazer esse tipo de coisa, porque deixa as crianças mais motivadas, elas ficam atenta aos "causos" e músicas antigas. Parabéns a todos que organizaram e obrigado por convidar a gente para passar um momento agradável desses".