“Igualdade de Oportunidade e Educação para Todos”
Pergunta Exploratória
Quais as pessoas que estudam aqui?
Expedição Investigativa
No dia 15 de junho de 2018 as quinze horas deslocamos do CEI LAR de JESUS ate a Escola Castelinho (APAE), onde as crianças foram recebidas pela professora Celia Arali, a mesma nos conduziu e acompanhou em todo percurso da visita pala instalações da escola, as crianças tiveram oportunidade de conhecer as pessoas que ali frequentam. Nesse período não havia crianças só adultos para atendimento específico, conheceram o pátio da escola onde tem um parquinho bem equipado e a área de Eco Terapia.
Objetivos
Sensibilizar e envolver as crianças em praticas que propiciem o entendimento e a vivencia com as diferenças humanas.
Possibilitar ações, em conjunto com as demais disciplinas, e o manejo com as diferenças no cotidiano escolar.
Possibilitar ações que os levam a exercitar a solidariedade, respeito e ações colaborativas.
Comunidade de Aprendizagem
No dia 01/10/2018 tivemos a participação do Marcelo (perdeu a visão aos 23 anos e hoje está com 44 anos), que é um deficiente visual, aonde ele relatou de forma oral para as crianças um pouco sobre a sua vida, como foi sua infância, como perdeu a visão e como fez para lidar com essa dificuldade.
Relatou para a turma que se locomove muito bem, esta em Jaquapitã a mais ou menos 15 anos, uma pessoa o acompanhou e ele fez uma aula de mobilidade, aonde foi ensinado como ele poderia andar pelas as ruas e lugares. Ele se direciona com uma bengala guia e pontos de referencia.
Articulação com o currículo
Artes Visuais:
Ilustrações e produção de cartazes
Trabalhos com mosaico
Trabalhar com materiais concretos e sólidos
Explorar a estimulação do ambiente nos quais ela convivem.
Formação Social e Pessoal:
Finalidade promover e desenvolver um conjunto de conhecimentos que abrange tanto os aspectos físicos e biológicos quanto os aspectos emocionais, afetivos, cognitivos e sociais de cada criança, com a necessidade de ampliar, nas crianças, a compreensão do mundo a partir do conhecimento e, de outra, a incumbência de promover sua formação pessoal e social.
Linguagem oral e escrita:
Leitura de livros infantis que permitam que as crianças façam uma reflexão; Explorar os contextos e situações de convívio das crianças; apropriar se do universo discursivo e dos contextos nos quais a linguagem oral é produzida.