Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Cana-de-açúcar "O trabalho foi interessante. O que eu mais gostei foi visitar a fabricação de melado, porque achei que ele vinha do mel."
"Eu gostei do projeto, porque eu vi como se faz melado e porque fizemos balinhas. A expedição com o caminhão foi divertida, levamos binóculos, material de anotação, câmera e no meio do caminho conversamos com os pais de alguns colegas."
"Adorei provar a cana e tomar garapa na casa de uma vizinha da escola. Mexemos o melado, fizemos receitas de melado. Tinha colegas que nem conheciam a cana e a gente foi entendendo e conhecendo sobre ela."
Yago Gabriel Eckstein, Tyago Grahl, Ana Carolina Maciel Tatsch | aluno(a)
Pergunta Exploratória

O que te inspira nesse lugar?

Expedição Investigativa

Visita nas divisas do município, na carroceria de um caminhão.

Objetivos

Desenvolver no aluno a oportunidade de gerar novos conhecimentos através da pesquisa e da interdisciplinaridade do assunto abordado.

Comunidade de Aprendizagem

Motorista e dono do caminhão usado na expedição, Sr. Jair Borghetti; propriedade de Verno Thielke; Extensionista e agrônoma da Emater: Miria Rosa Durigon; Professora de informática: Leani Soder; Merendeira Susana Simon Wintter; Auxiliar: Débora Antunes, familiares dos alunos.

Articulação com o currículo

Roda de conversa com a extensionista da Emater, Sra. Miria R. Durigon, sistematizada em mapa mental; Pintar e localizar no mapa os estados produtores; Pesquisa na internet para buscar respostas às curiosidades; Apreciação e releitura de imagens de obras de arte; Visita a propriedade de Verno Thielke durante o processo de fabricação da garapa e do melado, explorando os sentidos; Confecção de um livro de receitas customizado; Participação das famílias com as receitas; Digitação dessas receitas nas aulas de informática; Experienciar-se na cozinha da escola com algumas receitas: waffer, balas, docinhos e rapaduras; Vídeos sobre engenhos antigos e o trabalho escravo; Linha do tempo e construção de gráficos; Interpretação de textos, poemas e acrósticos, produção textual coletiva; Exploração das partes da planta e sua relação com o meio ambiente sustentável; Plantio de uma muda de cana no terreno da escola; Entrevista com as famílias e exploração oral dos resultados; Sistema de medidas.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Leopoldina

Turma
Multisseriada 4º e 5º ano

Número de alunos
11

Educadores
Noeli Petry

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Lagoa dos Três Cantos

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE LAGOA DOS TRES CANTOS

Apoiadores
Mariana Ritter

O que mais marcou foi a participação da comunidade, por terem auxiliado e se prontificaram a ajudar, mesmo sem terem filhos na escola. O tema do projeto foi surpreendente, porque hoje as crianças têm olhares para outros assuntos e o passeio oferecia muitas opções. O projeto proporcionou uma interdisciplinaridade fantástica.
Noeli Petry | Professor(a)