Cana-de-açúcar
“ "O trabalho foi interessante. O que eu mais gostei foi visitar a fabricação de melado, porque achei que ele vinha do mel."
"Eu gostei do projeto, porque eu vi como se faz melado e porque fizemos balinhas. A expedição com o caminhão foi divertida, levamos binóculos, material de anotação, câmera e no meio do caminho conversamos com os pais de alguns colegas."
"Adorei provar a cana e tomar garapa na casa de uma vizinha da escola. Mexemos o melado, fizemos receitas de melado. Tinha colegas que nem conheciam a cana e a gente foi entendendo e conhecendo sobre ela."
Yago Gabriel Eckstein, Tyago Grahl, Ana Carolina Maciel Tatsch | aluno(a)
Pergunta Exploratória
O que te inspira nesse lugar?
Expedição Investigativa
Visita nas divisas do município, na carroceria de um caminhão.
Objetivos
Desenvolver no aluno a oportunidade de gerar novos conhecimentos através da pesquisa e da interdisciplinaridade do assunto abordado.
Comunidade de Aprendizagem
Motorista e dono do caminhão usado na expedição, Sr. Jair Borghetti; propriedade de Verno Thielke; Extensionista e agrônoma da Emater: Miria Rosa Durigon; Professora de informática: Leani Soder; Merendeira Susana Simon Wintter; Auxiliar: Débora Antunes, familiares dos alunos.
Articulação com o currículo
Roda de conversa com a extensionista da Emater, Sra. Miria R. Durigon, sistematizada em mapa mental; Pintar e localizar no mapa os estados produtores; Pesquisa na internet para buscar respostas às curiosidades; Apreciação e releitura de imagens de obras de arte; Visita a propriedade de Verno Thielke durante o processo de fabricação da garapa e do melado, explorando os sentidos; Confecção de um livro de receitas customizado; Participação das famílias com as receitas; Digitação dessas receitas nas aulas de informática; Experienciar-se na cozinha da escola com algumas receitas: waffer, balas, docinhos e rapaduras; Vídeos sobre engenhos antigos e o trabalho escravo; Linha do tempo e construção de gráficos; Interpretação de textos, poemas e acrósticos, produção textual coletiva; Exploração das partes da planta e sua relação com o meio ambiente sustentável; Plantio de uma muda de cana no terreno da escola; Entrevista com as famílias e exploração oral dos resultados; Sistema de medidas.