Profissões: o que vou ser quando crescer?
“ Gostamos muito da iniciativa do projeto em trabalhar com as profissões na turma, faz com que nossas crianças comecem a tomar gosto por certas profissões, e futuramente se tornarem grandes profissionais, se for da vontade de Deus e deles. Parabéns professoras por se dedicarem a esse projeto com dedicação!
Jhonatan Henrique Generali | responsável
Pergunta Exploratória
O que você faz aqui?
Expedição Investigativa
Nosso momento de expedição investigação ocorreu no dia 12 de abril de 2018 no paço municipal de Cianorte (prefeitura) fomos de ônibus, onde fizemos uma visita em diversos departamentos e perguntamos a cada funcionário o que eles fazem aqui?
Visitamos várias repartições, eles conheceram o gabinete do prefeito, jurídico, setor de compras, manutenção, estacionamento e todo espaço físico da prefeitura, podemos observar que eles gostaram muito do passeio e se divertiram, observaram atentos tudo que viram durante o trajeto e na prefeitura.
Objetivos
O projeto tem como objetivo estimular a construção de identidade e cidadania, apresentando as diversas profissões e ressaltar a sua importância na sociedade respeitando cada uma delas, desenvolvendo a linguagem oral e escrita.
Comunidade de Aprendizagem
No dia 06 de junho recebemos as estagiarias da UEM, que trouxeram uma atividade para agregar ao nosso projeto Profissões, na atividade puderam conhecer vários profissionais e seus materiais de trabalho, as crianças gostaram bastante da atividade, foram participativos demonstrando interesse e curiosidade em conhecer os profissionais e seus materiais apresentados por elas, alguns já conheciam alguns materiais e assimilavam com ocorridos vivenciados no dia a dia na escola e em casa com seus familiares.
Articulação com o currículo
Eixo: Identidade e autonomia
• Comunicação e expressão de seus desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades em brincadeiras e nas atividades cotidianas.
• Identificação progressiva de algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu cotidiano em situações de interação
Eixo: Linguagem oral e escrita:
• Estimulação da fala por meio da interação através da leitura.
• Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos.
• Observação e manuseio de materiais impressos, como livros.
Eixo: Artes visuais
• Exploração dos trabalhos artísticos;
• Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, pinceis, tinta guache e caixinha de leite reciclável.
• Cuidado com o próprio corpo e dos colegas no contato com os suportes e materiais de artes.