Criando e recriando: brincando na diversidade
“ As atividades nos oportunizam interagir com nossos filhos, contribuindo para a formação educacional e o desenvolvimento pessoal e cognitivo deles. Muito bom o projeto, parabéns aos idealizadores, equipe pedagógica, professores e a todos os colaboradores do CMEI Criança Feliz.
Alessandro Reis e Lidyanne Gogola de Souza | responsável
Pergunta Exploratória
O que tem de diferente aqui?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada no dia 19 de abril, a partir do Dia do Índio. De modo a proveitar esta data tão importante e valorosa, as crianças tiveram o privilégio de vivenciar de forma prática e ressignificada um pouquinho da cultura indígena. Neste sentido, foi utilizado o pátio principal do CMEI, onde o ambiente foi preparado com diversos itens pertencentes a tal cultura.
Pois, entendendo as diferenças como algo próprio de cada pessoa, bem como, de cada cultura leva-as a se perceber e a se reconhecer acerca de seu pertencimento social para a construção de identidades e valores voltados para a diversidade.
Objetivos
E por estarem na Educação Infantil, esta que, se faz de uma etapa também de construção de vínculos, identidade, autoestima, temos o brincar como um papel central na estruturação do sujeito criança, no sentido de que, nesse brincar há um brinquedo, e esse brinquedo é uma representação humana.
É nessa fase que o sujeito vai construir suas bases para a relação consigo mesmo e com o outro. Por isso, diversidade, representatividade, identidade e cultura são discussões centrais para a promoção de direitos e para a construção da subjetividade na Infância. Sendo assim, o brinquedo e o brincar podem apoiar na construção saudável dessas subjetividades e da própria sociedade.
Comunidade de Aprendizagem
No dia 07 de Agosto, a Nutricionista Elimara esteve no Centro de Educação Infantil Criança Feliz, na sala do maternal II-C, para realizar uma culinária típica da região centro Oeste conhecida como bolinho de mandioca com carne. Portanto para dar início a culinária a nutricionista explicou primeiramente os ingredientes que iria na receita, após para dar início ao preparo, ela distribui a mandioca para as crianças, e assim eles amassaram com as mãos até formar uma bolinha, e por seguinte a nutricionista passou entregando o frango, na qual eles colocaram dentro da massa da mandioca, e para finalizar passaram a farinha de Aveia. E quando estava pronto as crianças fizeram a degustação Desta forma vimos que as crianças gostaram de fazer o bolinho de mandioca, na qual prestaram atenção na hora que a nutricionista estava explicando, falaram que a massa da mandioca era branca
Articulação com o currículo
MOVIMENTO: Desenvolver a coordenação motora fina por meio da colagem das imagens que representa a cultura da região sul; Desenvolver os movimentos corporais de saltar com um e dois pés, agachar, girar e equilibrar-se; e construir sequências de movimentos levando em conta os seus limites corporais.
NATUREZA E SOCIEDADE: Ampliar os conhecimentos sobre os costumes, músicas, crenças, de cada região do Brasil afim de que entendam o que é cultura.
Artes Visuais: Ampliar as habilidades de pinturas, colagens, modelagens a partir do próprio repertório e da utilização de elementos da linguagem das artes visuais: cor e forma; Produzir trabalho de artes utilizando da pintura, da colagem, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
Matemática: Propiciar a contagem oral do brinquedo confeccionado.
Identidade e Autonomia: Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais.