Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Criando e recriando: brincando na diversidade As atividades nos oportunizam interagir com nossos filhos, contribuindo para a formação educacional e o desenvolvimento pessoal e cognitivo deles. Muito bom o projeto, parabéns aos idealizadores, equipe pedagógica, professores e a todos os colaboradores do CMEI Criança Feliz.
Alessandro Reis e Lidyanne Gogola de Souza | responsável
Pergunta Exploratória

O que tem de diferente aqui?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada no dia 19 de abril, a partir do Dia do Índio. De modo a proveitar esta data tão importante e valorosa, as crianças tiveram o privilégio de vivenciar de forma prática e ressignificada um pouquinho da cultura indígena. Neste sentido, foi utilizado o pátio principal do CMEI, onde o ambiente foi preparado com diversos itens pertencentes a tal cultura.
Pois, entendendo as diferenças como algo próprio de cada pessoa, bem como, de cada cultura leva-as a se perceber e a se reconhecer acerca de seu pertencimento social para a construção de identidades e valores voltados para a diversidade.

Objetivos

E por estarem na Educação Infantil, esta que, se faz de uma etapa também de construção de vínculos, identidade, autoestima, temos o brincar como um papel central na estruturação do sujeito criança, no sentido de que, nesse brincar há um brinquedo, e esse brinquedo é uma representação humana.
É nessa fase que o sujeito vai construir suas bases para a relação consigo mesmo e com o outro. Por isso, diversidade, representatividade, identidade e cultura são discussões centrais para a promoção de direitos e para a construção da subjetividade na Infância. Sendo assim, o brinquedo e o brincar podem apoiar na construção saudável dessas subjetividades e da própria sociedade.

Comunidade de Aprendizagem

No dia 07 de Agosto, a Nutricionista Elimara esteve no Centro de Educação Infantil Criança Feliz, na sala do maternal II-C, para realizar uma culinária típica da região centro Oeste conhecida como bolinho de mandioca com carne. Portanto para dar início a culinária a nutricionista explicou primeiramente os ingredientes que iria na receita, após para dar início ao preparo, ela distribui a mandioca para as crianças, e assim eles amassaram com as mãos até formar uma bolinha, e por seguinte a nutricionista passou entregando o frango, na qual eles colocaram dentro da massa da mandioca, e para finalizar passaram a farinha de Aveia. E quando estava pronto as crianças fizeram a degustação Desta forma vimos que as crianças gostaram de fazer o bolinho de mandioca, na qual prestaram atenção na hora que a nutricionista estava explicando, falaram que a massa da mandioca era branca

Articulação com o currículo

MOVIMENTO: Desenvolver a coordenação motora fina por meio da colagem das imagens que representa a cultura da região sul; Desenvolver os movimentos corporais de saltar com um e dois pés, agachar, girar e equilibrar-se; e construir sequências de movimentos levando em conta os seus limites corporais.
NATUREZA E SOCIEDADE: Ampliar os conhecimentos sobre os costumes, músicas, crenças, de cada região do Brasil afim de que entendam o que é cultura.
Artes Visuais: Ampliar as habilidades de pinturas, colagens, modelagens a partir do próprio repertório e da utilização de elementos da linguagem das artes visuais: cor e forma; Produzir trabalho de artes utilizando da pintura, da colagem, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
Matemática: Propiciar a contagem oral do brinquedo confeccionado.
Identidade e Autonomia: Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais.


Ficha Técnica
Escola
CMEI Criança Feliz

Turma
Maternal IIC

Número de alunos
25

Educadores
Alessandra Lopes e Daniela Bovi

Estado
Paraná

Município
Cianorte

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CIANORTE CENTRO

Apoiadores
Rithielen Thais Pereira Picoli, Ana Paula, Fernanda (estagiárias) e Elimary Francelino (nutricionista do município)

A partir das atividades realizadas em relação ao tema “Criando e Recriando: Brincando na diversidade”, percebemos que contribuímos de forma significativa na aprendizagem das crianças. Outra contribuição do projeto foi que as crianças realizaram atividades sobre as brincadeiras e brinquedos das principais culturas regionais, na qual primeiramente eles conheceram sobre a cultura de cada região do Brasil e após tiveram contato com as brincadeiras e brinquedos de cada lugar entre elas: balangandã (Nordeste), amarelinha (Norte), Cinco Marias (Centro Oeste). Ficamos felizes em participar do programa A União Faz a Vida, na qual a perspectiva do ensino parte do interesse das crianças, em que foi nítida a participação e o envolvimento durante todas as atividades desenvolvidas em sala.
Alessandra Lopes e Daniela Bovi | Professor(a)