O Palhaço
Pergunta Exploratória
O que tem neste lugar?
Expedição Investigativa
Preparamos uma sala com vários brinquedos expostos ao chão, figuras penduradas, onde levamos todos os alunos do CMEI, brincaram, dançaram, interagiram.
Observamos que os alunos interagiram batendo no tambor junto com os amigos, fazendo roda e dançando, aproveitaram o espaço e brincaram juntos.
Objetivos
Pensando em uma escola que deve promover sempre o bem estar, a alegria das crianças e a necessidade de uma proposta pedagógica que contemple tudo o currículo das crianças que se encontram matriculadas no maternal, foi pensando em trabalhar o palhaço por este ser sinônimo de alegria. Palhaço lembra brincadeiras, músicas. Nesse sentido, a dupla “PATATI – PATATÁ’’, bastante conhecido entre o conteúdo segundo o tema, pois é possível trabalhar, linguagem oral, conceitos matemáticos, natureza e sociedade, arte e psicomotricidade.
Comunidade de Aprendizagem
Apresentação da Fanfarra do município.
Articulação com o currículo
Linguagem Oral e Escrita: Ouvir leituras feitas pelo professor; Manusear materiais impressos variados, fazendo uso da linguagem oral e gestual; Escrita pelo professor de música; Perceber a diferença entre letras, números e desenhos;
Matemática: números e operações; Contagem oral de objetos; Explorar materiais diversos para contagem e seriação; Explorar figuras geométricas; Medidas
Identidade e Autonomia: Identidade; Comunicação e expressão de seus desejos em atividades cotidianas;
Natureza e Sociedade: Organização dos grupos e seu modo de viver e trabalhar; Deslocar livremente no espaço escolar; Os lugares e suas paisagens.