Classificação: Meios de Transporte
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Descobrindo os Meios de Transporte Notei que o Ederson tem apreciado contar os passeio que tem feito com a turma e professoras. Hoje me falou sobre uma atividade do SEMÁFORO: VERDE, pode seguir, AMARELO – Atenção e o VERMELHO – Pare. Quando foi à roça ficou feliz de ver os maquinários e a máquina colhendo milho e sempre fala que carro é um meio de transporte que tem rodas, volante e que o avião também é um meio de transporte. Que o barco anda na água “no mar”.
Josiane da Silva Teixeira | responsável
Pergunta Exploratória

Como podemos cuidar da nossa saúde?

Expedição Investigativa

Realizamos a expedição investigativa no dia 10 de Abril de 2018, no período da manhã. A intenção seria levá-los ao Posto de Saúde, mas devido ao surto de conjuntivite a responsável pela palestra achou melhor levá-los em outro local, para não expor as crianças. Fomos à Casa da Cultura, onde nosso objetivo era trabalhar o tema Higiene e Alimentação. Após a expedição investigativa, fizemos uma roda de conversa com as crianças para ouvir o que lembravam, durante a conversa o que as crianças mais falaram era do ônibus que os levaram

Objetivos

Faz-se necessário que os alunos conheçam a importância dos meios de transporte em nossa vida e se conscientizem para a educação no trânsito. O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária, a proposta do assunto meios de transportes, é de uma possível justificativa, pois, a maior parte de nossos alunos faz uso dos carros particulares e transportes escolares, os que moram nas proximidades da escola, utilizam as vias públicas para se locomoverem. Portanto, esse projeto vem atender as necessidades da escola e das leis que inclui o trânsito como um dos temas transversais a ser trabalhado na Educação Infantil, além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais. Este estudo facilitará a correlação entre diversos meios de transportes e destes com o seu lugar apropriado.

Comunidade de Aprendizagem

Visitamos a garagem da Professora Lourdes Facina, que também é agricultora, possui maquinários, como trator, caminhão, colheitadeira entre outros.\nSr. Rodrigo Padoan - trouxe até a escola um barco para que as crianças pudessem conhecer esse meio de transporte.\nSr. Domingos - proprietário do sítio no qual as crianças puderam observar a colheita do milho.\nColônia Japonesa Kimura.\nMargarete Magon - confeccionou um ônibus utilizando caixinha de leite, tinta guache e adesivos.\nOdair Lopes - confeccionou barcos de papel junto com os alunos.\nParticipação de familiares dos alunos.

Articulação com o currículo

Linguagem Oral e Escrita – Raciocínio verbal: reproduzir histórias contadas; Exposição de ideias; Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento.\nMúsica – Brincadeiras cantadas.\nMatemática: Cores primárias e utilização da contagem oral.


Ficha Técnica
Escola
Centro Municipal de Educação Infantil Sonho de Crianca

Turma
Maternal II A

Número de alunos
19

Educadores
Ana Paula Celestino Batista\nEliane Gonçalves da Silva Lealdini\nEliane Melo Ramos Romeiro

Estado
Paraná

Município
Jussara

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO JUSSARA

Apoiadores
Prefeitura Municipal de Jussara\nSecretaria Municipal de Educação

O Projeto “DESCOBRINDO OS MEIOS DE TRANSPORTES, veio acrescentar muito no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, uma vez que conseguimos englobá-lo dentro do Currículo Anual do Maternal II “A”. Através do projeto desenvolvido na turma, conseguimos presenciar a alegria e entusiasmo das mesmas ao participarem de cada passeio, cada confecção feita por elas, de aprender, além do que já traziam de casa, ver o brilho em cada rosto e saber que conseguimos passar à elas o nosso objetivo que era: saber diferenciar qual o tipo de transporte como: aéreo, terrestre e aquático, os cuidados que devemos ter ao nos locomover tanto com transportes, quando exercemos o papel de pedestres. Foi gratificante poder desenvolver este projeto na escola, pois, foi nítida a participação de todos envolvidos, as professoras Eliane Melo e Ana Paula Celestino, o apoio da Direção e Equipe Pedagógica.